Sistemas de gestão

Você está preparado para fazer a transição da ISO 9001:2015 em 2017?

voce-esta-preparado-para-fazer-a-transicao-da-iso-9001-2015-em-2017

Imprimir artigo
Depois da nova ISO 9001:2015, muitas empresas estão preocupadas com as mudanças que ocorreram e como isso irá se adaptar na realidade em que estão. Algumas organizações já fizeram a transição, mas a grande maioria ainda não! Não haveria nenhum problema, mas o prazo máximo da transição é setembro de 2018.

Quem já está estudando sobre o assunto provavelmente entendeu que as mudanças foram mais conceituais que mandatórias, ou seja, estão relacionadas em como devemos pensar a Gestão da Qualidade na empresa, pensar mais em resultados e no que faz sentido para a realidade da organização, portanto, é extremamente cultural.

Você está preparando para iniciar seu plano de transição para ISO 9001:2015?

Para executar do projeto de transição você precisará de Competência!Oush, Monise, e você quer dizer que eu não tenho competência? ” Sim. Mas estou falando competência segundo o conhecimento, atitude e experiência, ou seja, o método CHA.

CHA-da-competencia

O conhecimento está relacionado a saber TUDO o que precisa ser feito para executar determinada tarefa, ou seja, obter todo o conhecimento teórico para realizar algo. É algo similar quando você está na autoescola e antes de dirigir o carro está recebendo instruções do que significa as placas, regras de trânsito, e até de como funciona o carro, enfim, você passa a entender o conceito.

A experiência é sobre quantas vezes você já executou aquilo, ou seja, quantas vezes você colocou em prática aquele conhecimento teórico, pois quando a gente executa, nós aprendemos coisas que agregam o conhecimento teórico. Quantas vezes você já dirigiu? Teoricamente, um taxista com tempo de experiência tem muita habilidade para sair de situações críticas no trânsito, por exemplo.

A atitude é sobre o seu jeito! A cultura, seus valores, como suas características pessoais impulsionam ou destroem suas competências. Você é organizado? Comunicativo? Você precisa melhorar seu planejamento? Sua ansiedade? No nosso exemplo, um motorista ansioso demais pode prejudicar seu conhecimento e experiência, portanto, esses três itens compõem a competência com um grau de importância igual!

Na transição para a nova ISO, o primeiro passo é o conhecimento e para isso, no mínimo você terá que ler a ISO 9001:2015 umas 10 vezes. Para a experiência, você vai adquirir fazendo, e sobre atitude, você precisará ser um comunicador incrível para que as pessoas compreendam os objetivos e internalizem os novos conceitos indicados na nova versão.

Nós sabemos que é um projeto desafiador, por isso, elaboramos o Qualiex, um software que te dará o suporte necessário para começar o projeto de Transição da ISO 9001:2015, adequando seu processo de não conformidades, estruturando seu processo de gestão de riscos, organizando os planos de melhoria que devem estar alinhados para gestão de mudanças e principalmente, ajudando você a fortalecer a sua empresa!

Nós definitivamente queremos te ajudar a fazer a transição da ISO 9001:2015 ser um sucesso! Clique no botão abaixo e conheça o Qualiex:

 

O Blog da Qualidade está em férias a partir de hoje e a gente só volta dia 24 de janeiro de 2016.

Até lá não teremos novos artigos, mas a equipe do Blog da Qualidade ainda estará por aqui respondendo comentários e interagindo com os leitores. Também separei os 17 melhores textos do ano de 2016, alguns segundo minha opinião e outros pelo número record de acessos que tiveram para te ajudar a ter o conhecimento necessário para fazer a transição para um modelo novo de Gestão da Qualidade!

  1. Será que sua empresa merece a ISO 9001:2015?
  2. ISO 9001:2015: Qual a relação entre os 7 princípios da Gestão da Qualidade?
  3. O que é Anexo SL e qual o significado disso?
  4. 3 perguntas obrigatórias antes de iniciar uma melhoria de processo!
  5. ISO 9001:2015: O que a cultura da qualidade tem a ver com o Requisito 7.4?
  6. Dia Mundial da Saúde: Sua empresa tem uma gestão saudável?
  7. Requisito 5.1.2 da ISO 9001:2015: Foca no cliente! (Parte 1)
  8. BPM: Entenda porquê seus processos falham!
  9. A gestão precisa vencer o gestor!
  10. ISO 9001:2015: É necessário ter um processo de Gestão de Riscos?
  11. 4 atitudes para não ser vítima de reuniões improdutivas
  12. Para que servem os valores da empresa e o que a qualidade tem a ver com isso?
  13. O gestor da qualidade é um EVANGELIZADOR!
  14. Não conformidades: os 3 principais erros que profissionais da qualidade cometem
  15. 3 dicas para diminuir o número de informações documentadas sem comprometer o SGQ!
  16. Como usar o Diagrama de Ishikawa para identificar riscos?
  17. Prefiro excelência que a conformidade!

 

Autor

Comentários

Posts Relacionados

← Post mais recente
Muito do que chamamos de gerenc...