Blog da Qualidade

Utilize o PDCA como ferramenta de Inovação!

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Eduardo Melo

Eduardo Melo

+ posts

Engenheiro Químico pela Escola de Engenharia da UFMG. Black Belt, Six Sigma pela Werkema Consultores. Pós-Graduado em Gestão de Laboratórios pela UNICAMP. Gerente de Laboratórios da CSN Mineração. Coordenador da Comissão de Estudos para Amostragem e Preparação de Amostras em Minério de Ferro para a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Acredita profundamente que: “Nosso maior medo não deve ser o fracasso, mas ser bem sucedido no que não importa.” – Francis Chan. Para me conhecer mais, acesse meu LinkedIn.

O mundo é movido à inovação! Todo dia, algo novo, seja um produto ou serviço, bate às nossas portas! É impressionante como algo que nunca imaginamos que existiria ou que nos seria útil, passa a ser essencial! Quem imaginaria que um dia chegaríamos a era dos Jetsons? Para quem nunca ouviu falar deles, trata-se de um desenho animado criado em 1962, pela HannaBarbera, que mostrava uma família do futuro, os Jetsons. Eles tinham até uma empregada doméstica robô, a Rose! Hoje, quantas Roses já não temos espalhadas por aí?

os-jetsons-inovacao-carro

Quando pensamos em inovação, quase que imediatamente, nos vem à cabeça a palavra criatividade! E para sermos criativos, precisamos ter boas ideias, de preferência grandiosas, fantásticas, inéditas e que gerem mudanças bruscas no modelo atual que estamos tão acostumados.

Gostaria de recordar um método simples e eficiente, que tem tudo a ver com inovação 0 “PDCA” que consiste basicamente em organizar idéias e o fluxo de trabalho para se alcançar uma nova solução ou criar algo novo.

Ao elencarmos um problema, reunirmos um grupo de trabalho, estabelecermos uma meta e procurarmos uma solução, o que estamos fazendo é nada mais nada menos que inovar. Ou seja, colocando a nossa criatividade para trabalhar de uma forma clara e estruturada, focada no problema e em sua solução, a partir de indicadores confiáveis e mensuráveis. Com a ferramenta, somos capazes de vencer a barreira da criatividade e passamos a inovar, uma vez que a solução é efetivamente implementada.

E não são só problemas que podem ser tratados por meio do PDCA. Ele pode ser utilizado para criar uma grande inovação, para isso basta inverter a lógica do método. Ao invés de estabelecer como meta a necessidade de reduzir o desperdício, por exemplo, basta trabalhar para criar uma nova forma de aumentar o aproveitamento dos insumos. Assim, com certeza, os olhos se voltarão a criar um novo processo, método ou procedimento que será altamente inovador. Afinal, melhoria contínua é inovação!

De tudo isto, a maior vantagem do PDCA para gerar inovação não é estabelecer um projeto, uma meta ou trabalhar focado no problema. A maior vantagem é criar a oportunidade para o trabalho colaborativo. É fazer com que as partes envolvidas no problema e na solução dele sentem-se e trabalhem juntas. É fazer com que uns ouçam as ideias dos outros, que voltem a pensar “fora de suas caixas” e revejam seus processos e seus conceitos. É acabar com os velhos paradigmas!

Uma solução construída a várias mãos é, em geral, muito mais eficiente, rápida e barata do que aquela ideia fantástica que tivemos sozinhos e ficamos amadurecendo por longos meses nas nossas cabeças. Discutir, analisar e reavaliar em conjunto é muito melhor do que sozinho, e acompanhado de uma metodologia estruturada como o PDCA, só pode trazer resultados ainda maiores e melhores.

A associação PDCA e trabalho colaborativo rende profundas transformações nas pessoas, nos grupos de trabalho e nas organizações. É a reformulação de um conceito construído de que para se ter criatividade e inovação, não se pode ter rotina, métodos ou modelos. Efetivamente, o sucesso não está nos métodos, modelos ou na rotina flexível. Está nas pessoas e no trabalho colaborativo! Porém os métodos contribuem para que as pessoas  transformem o mundo.

Empresas inovadoras investem em sua força de trabalho, treinando-a e envolvendo-a em trabalhos colaborativos, como grupos de melhoria contínua, CCQ (Circulos de Controle de Qualidade), projetos Seis Sigma, etc. E garantem que todos trabalhem juntos, em equipe.

Tais organizações possuem métodos (e o PDCA é um dos melhores!) que auxiliam para que a criatividade da força de trabalho se transforme em inovação. E a inovação, por consequência, em resultados e performance. Por fim, é este processo que faz com que a empresa se diferencie no mercado. E aí, que tal começar a inovar na sua organização?

 

Sobre o autor (a)

4 comentários em “Utilize o PDCA como ferramenta de Inovação!”

  1. Elisângela

    Adorei este post, mas queria mais ideias, informações de como explorar o PDCA de maneira criativa, como colocar realmente em prática….estou esperando o meio e fim do post….de tão interessante acho que se faz necessário explorar mais.

    1. Eduardo Melo

      Elisângela, aguarde. Em breve voltarei a escrever no blog e este tema será contemplado.

      Obrigado pelo interesse.

    2. Eduardo Melo

      Elisângela, aguarde. Em breve voltarei a escrever no blog e este tema será contemplado.

      Obrigado pelo interesse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!