Blog da Qualidade

Takt Time

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

O termo “Takt time” origina-se do alemão “Taktzeit“, onde “Takt” significa compasso ou ritmo, e “Zeit” representa tempo ou período. Assim, o Takt time define-se como o tempo necessário para produzir uma peça ou produto. Além disso, alinhado ao ritmo de vendas, a fim de satisfazer a demanda dos clientes.

Como se calcula o Takt Time?

Calcula-se o Takt time dividindo a demanda do cliente por turno pelo tempo de trabalho disponível nesse turno, após subtrair as perdas, interrupções, setups, intervalos para refeição, etc. Por exemplo, em uma fábrica que opera 8 horas por dia (480 minutos) com uma demanda de mercado de 120 unidades por dia, o Takt time resulta em 4 minutos (480 dividido por 120).

Qual o impacto do Takt Time na produção e vendas?

O ritmo de produção influencia diretamente os estoques e a eficiência operacional. Um ritmo de produção mais rápido pode resultar em acúmulo de estoque, enquanto um ritmo mais lento pode exigir a aceleração do processo, gerando perdas. O Takt time é essencial para sincronizar a produção com as vendas. Atuando na mesma velocidade das vendas e minimizando perdas, a produção torna-se mais eficiente, utilizando menos recursos.

Como utilizar  o Tak Time?

A utilização do takt time no programa de produção proporciona uma visão enxuta, que produz de acordo com uma programação nivelada, focada no sistema JIT (Just-in-time)e TQC (Controle da Qualidade Total – Total Quality Control) e sem perdas e interrupções no processo, que fluirá conforme a necessidade do cliente.
Para produzir de acordo com o takt time, todas as áreas da organização devem:

  • Fornecer respostas rápidas para os problemas apontados;
  • Eliminar as causas de paradas de máquinas não planejadas;
  • Eliminar tempos de troca em processos posteriores (troca rápida de ferramentas);
  • O material deve estar à disposição na hora, em quantidades e local desejado (Kanban) e deve apresentar qualidade assegurada (CEP – Controle Estatístico do Processo).

Desta forma, pode-se produzir lotes menores e aumentar a flexibilidade na manufatura.
O objetivo do takt time é alinhar com precisão a produção à demanda, definindo um ritmo ao processo, sendo um dos principais indicadores para a aplicação do conceito Lean Manufacturing, podendo ser considerada a batida do coração de um sistema.

REFERÊNCIAS
ROTHER, M.; SHOOK, J. Aprendendo a enxergar: mapeando o fluxo de valor para agregar valor e eliminar o desperdício. São Paulo: Lean Institute Brasil, 1. Ed., 1998.
Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Takt_Time acesso em 18/12/12.

Sobre o autor (a)

1 comentário em “Takt Time”

  1. Mari Perpétuo

    Muito bom, parabéns pelo post. O mais importante no texto, foi realçar as condições que devem ser asseguradas por todas as áreas da organização, demonstrando mais uma vez que toda a empresa deve estar envolvida pois, se falharem no aprovisionamento dos materiais ou se os tempos de troca de ferramentas ou moldes numa máquina forem excessivos, o conceito de Takt Time fica comprometido também. Abraços, Mari (do Blog I Love Mondays http://www.yesmondays.blogspot.com)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!