Blog da Qualidade

Rede de Operações Produtivas

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Nenhuma operação produtiva existe isoladamente, pois todas fazem parte de uma rede maior e são integradas entre si, gerando o resultado do processo como um todo. Esta rede inclui fornecedores e clientes, e também fornecedores de fornecedores e clientes de clientes e assim por diante.
As operações produtivas interagem entre si, ou seja: no lado do fornecimento, uma operação tem seus fornecedores, que também tem seus próprios fornecedores e assim sucessivamente. No lado da demanda a operação tem clientes, onde esses clientes podem não ser seus clientes finais e possuir seu próprio conjunto de clientes.
A figura abaixo ilustra melhor o que estamos falando.

Junto com o fluxo de bens dos fornecedores para os clientes da rede, cada elo da rede enviará, no sentido inverso, pedidos e informações para seus fornecedores. Quando os estoques se reduzem, os varejistas fazem pedidos ao atacadista ou diretamente ao fabricante. O atacadista, da mesma forma, fará pedidos ao fabricante, que por sua vez fará pedidos a seus fornecedores, que completarão seus próprios estoques com os produtos que recebem de seus fornecedores. É um processo de duas vias, com bens fluindo em um sentido e informações no sentido contrário.
Não são somente os fabricantes que fazem parte de uma rede de suprimentos. As operações de serviços também têm fornecedores e clientes, conforme mostra a figura abaixo.

Neste caso, também há um fluxo de informações dos clientes para os fornecedores para apoiar o fluxo de serviços dos fornecedores para os clientes. Este fluxo de informações será diferente daquele do exemplo anterior. Os clientes ainda farão pedidos aos fornecedores, mas com menor frequência. A maior parte das informações serão de monitoramento do desempenho, como a verificação regular da limpeza das instalações e o retorno das informações à empresa de limpeza.
Devemos considerar sempre toda a rede da qual uma operação produtiva faz parte, pois isso ajuda a empresa a entender como pode competir efetivamente, identificando as ligações que compõem a rede e ajudando a empresa a focalizar uma perspectiva de longo prazo.

REFERÊNCIA
MARTINS, Petrônio G; LAUGENI, Fernando P. Administração da Produção. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

Sobre o autor (a)

1 comentário em “Rede de Operações Produtivas”

  1. Priscila nazzari

    Muito Legal!!Agora todos teremos que conhecer melhor a rede que nos rodeia,afim do processo satisfazer cada vez mais nossos clientes,e clientes de nossos clientes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!