Cultura organizacional

Qualidade: um estilo de vida!

qualidade-um-estilo-de-vida

Imprimir artigo
Quando ouvimos a palavra “Qualidade”, logo a associamos a produtos ou serviços que satisfazem as necessidades e expectativas dos clientes. De fato, esta é a grande essência, afinal, ter qualidade nos processos produtivos e administrativos irá garantir a sustentabilidade corporativa!

Porém a qualidade vai muito além! Ao longo de quase 8 anos de experiência nesta área, entre os diversos treinamentos e aulas que já ministrei, costumo defini-la muito além de requisitos, normas, regras e procedimentos, muito além, inclusive, das próprias empresas. E é sobre isso que vou falar neste artigo:

A Qualidade aplicada no dia a dia

A Qualidade pode (e vai) ultrapassar os limites institucionais!

Mas Larissa, o que significa isso? Significa que posso trazer os conceitos de qualidade para as mais simples rotinas! Quantas vezes você se deparou com a necessidade de preparar um jantar para os amigos e não tinha os ingredientes necessários? Ou ainda, esqueceu-se de um compromisso importante? Ou então, não pagou um boleto no prazo estabelecido?

Isso tudo é falta de planejar a semana que está por vir, não é? De analisar as tarefas e definir prioridades, ver o que está pendente, o que deu certo ou errado na semana anterior. E se formos pensar, a primeira etapa do PDCA não é justamente o plan (planejar)?

A ausência do planejamento semanal atrasa as nossas atividades, pois nos faz ter retrabalhos e imprevistos, o que traz como consequência a “falta de tempo” para fazer qualquer coisa que seja. Inclusive nos cuidar, praticar atividades físicas, ter uma alimentação balanceada e horas suficientes de sono.

É preciso mais qualidade e produtividade em nossos dias!

Para mim, a Qualidade é um conjunto de boas práticas, desde a organização de arquivos, de informações em uma planilha, até a organização da minha vida pessoal!

É preciso ter saúde, por meio de hábitos saudáveis, para que possamos desempenhar todas as atribuições que nos foram confiadas da forma mais produtiva possível. É necessário buscar o equilíbrio das atividades, afinal não dá para ser ótimo no trabalho e ausente em casa, assim como não é produtivo ser ótimo na vida pessoal e ser descuidado com as atividades profissionais.

Caso não haja este equilíbrio, a vida pode virar um caos e afetar todas as “partes interessadas”. Por isso, qualidade não é “só para a empresa”, qualidade é um estilo de vida!

Autor

Comentários

Posts Relacionados

procedimentos-obrigatorios-na-iso-90012015
← Post mais recente
Procedimentos obrigatórios na ISO 9001:2015