Blog da Qualidade

Qual é o seu posicionamento de mercado?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Monise Carla

Monise Carla

+ posts

Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.

Quando Aristóteles disse que “Nenhum vento é bom para quem não sabe onde ir” ele justamente se referiu a ter propósitos bem definidos e saber onde se quer chegar, dessa forma, como nas nossas vidas, no meio empresarial é totalmente indispensável saber onde se quer chegar e se planejar nesse sentido. Já vimos por aqui temas relacionados a Como Executar Planos de Ação e Planejamento Agregado, porém hoje vamos falar sobre Posicionamento de Mercado.
Muito se fala sobre desempenho do mercado, concorrência, produtos substitutos, mas para que os objetivos sejam estabelecidos é necessário tomar duas decisões-chave: decidir a área de concentração e decidir o posicionamento de mercado.
A área de concentração é a área de foco da empresa. Arquimedes na antiguidade disse: “Dê-me um ponto de apoio e eu moverei o mundo“, e esse ponto de apoio é a área de concentração que fará a empresa mover o mundo, é o compromisso operacional, é a definição de “Qual é o nosso negócio?” de fato.
O posicionamento no mercado é a imagem que os clientes têm de uma empresa, ou seja, o esforço da empresa de desenvolver uma imagem desejada e essa se refletir na experiência que o cliente tem com a organização. Esta, provavelmente, deve ser construída junto ao departamento de Marketing refletindo em todas as ações de comunicação e (todo e qualquer) relacionamento da empresa com seu público alvo.
Dessa forma, obviamente, o objetivo deve ser definido primeiro, e em cima do objetivo construir o posicionamento que é evidenciar para o cliente o trabalho a partir da área de concentração.
Um mau exemplo: Suponhamos que uma empresa se posiciona como simplesmente “Quero somente aumentar minha curva de vendas, independente do tamanho da minha participação do mercado”. É claro que todas empresas querem vender e vender muito, porém, quando o objetivo é só vender deve se tomar muito cuidado, pois isso pode trazer um crescimento não sustentável, onde a ou empresa se expande muito rapidamente sem ter estrutura para lidar com isso, ou o mercado se expande e a empresa acaba sendo irrelevante na sua participação do mercado.
Um bom exemplo: Se a empresa tem sua área de concentração na Qualidade de um produto, seu posicionamento no mercado é como “Produto de Qualidade” e isso tem de ser não só visível na comunicação e relacionamento com clientes e parceiros, mas de fato o produto tem de ser de qualidade, e para isso a empresa deve trabalhar a qualidade como enfoque dentro de todos seus processos, englobando fabricação, distribuição, atendimento e qualquer outra atividade que se relacione ao produto direta e indiretamente.
Minha indicação é que as empresas escolham fatores que agreguem valor ao cliente, mesmo que sejam mais “adjetivos”  e difíceis de se disseminar, como por exemplo, Qualidade, Inovação, Segurança, Confiança, Rapidez, entre outros, certamente, focarão em melhorias mais maximizadas que trabalhará planejamentos específicos a cada departamento para alcançar esse objetivo maior e isso vai gerar um crescimento mais sustentável.

Referência:
DRUCKER, Peter Ferdinand, O melhor de Peter Drucker: a administração, São Paulo, Nobel, 2001.

 

Sobre o autor (a)

3 comentários em “Qual é o seu posicionamento de mercado?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!