Blog da Qualidade

Sistema PPCP: Planejamento, Programação e Controle da Produção

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

O sistema PPCP, que representa Planejamento, Programação e Controle da Produção, é um conjunto de processos essenciais dentro do contexto industrial e empresarial. Ele visa a otimização da produção, alinhando a demanda de mercado com a capacidade produtiva da empresa.

Através do PPCP, as organizações conseguem planejar suas atividades de produção, programar as operações de maneira eficaz e controlar todo o processo produtivo. Com isso, garantindo a eficiência e a qualidade dos produtos.

O que o sistema PPCP engloba?

Este sistema abrange a análise de estoques e matérias-primas, bem como a gestão de recursos humanos e equipamentos, garantindo a realização dos objetivos de produção de maneira coordenada e econômica.

A implementação bem-sucedida do PPCP pode resultar em redução de custos, aumento da produtividade e maior satisfação dos clientes, tornando-o um componente vital para o sucesso no competitivo mercado atual.

O objetivo do sistema PPCP

O planejamento, programação e controle da produção é uma área de decisão da manufatura, relacionada ao planejamento e controle dos recursos do processo produtivo, com o objetivo de gerar bens e serviços. Este sistema transforma e informa, pois processa informações sobre estoques existentes, vendas previstas, linha de produtos, métodos de produção, capacidade produtiva, entre outros, convertendo-as em ordens de fabricação.

O sistema PPCP corresponde a uma função da administração que planeja e controla os suprimentos de materiais e atividades de processo da empresa, com o objetivo de que produtos específicos sejam produzidos por métodos específicos para atender o programa de vendas preestabelecido.

Figura 1: Modelo geral de Administração da Produção

O PPCP deve informar sobre os recursos da produção. Por isso envolve as pessoas, equipamentos, instalações, materiais, ordens de compra e produção; além de saber agir de forma eficaz a qualquer eventualidade que ocorra. A organização deve estar muito bem informada sobre o mercado para que possa atender as necessidades dos clientes e melhorar seus processos.
+++++
O PPCP é muito complexo e envolve vários fatores relacionados entre si, conforme apresentado na figura abaixo:

Figura 2: O estudo do sistema PPCP

O PPCP envolve todas as áreas da organização, ou seja, todas as decisões tomadas sofrem influências do sistema. Isso impede que elas reflitam em outras áreas da organização. Portanto, as empresas devem estar atentas e entender que o resultado do sistema é o reflexo de sua interação com o todo.

MARTINS, Petrônio G. LAUGENI, Fernando Piero. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2006.

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!