Blog da Qualidade

Planejamento da Capacidade

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Capacidade é a quantidade máxima de produtos ou serviços que podem ser produzidos pela organização.
Por exemplo: se uma empresa possui em sua linha de montagem 10 funcionários que trabalham 8 horas por dia e realizam 10 montagens por hora e por empregado, a capacidade deste departamento será de 800 montagens/dia (10 funcionários/dia x 8 horas/dia x 10 montagens/hora/funcionário).
Algumas vezes a empresa trabalha com sua capacidade total. Nesse caso podemos exemplificar citando uma loja que está dimensionada para atender 150 clientes por dia, podendo ocorrer dessa mesma loja atender 120 clientes em um dia, ou seja, estar trabalhando com 80% de sua capacidade (120/150).
A capacidade de atendimento da loja (150 clientes) foi definida levando-se em conta 8 horas diárias de trabalho, com 10 atendentes e supondo-se um certo tempo médio de atendimento por cliente.
Outras vezes pode acontecer também da empresa estar trabalhando além de sua capacidade (por exemplo, no caso da loja estar atendendo 170 clientes por dia). Isto somente ocorre se a empresa alterou alguns dos fatores que definiram sua capacidade, seja com o aumento do número de horas de atendimento por dia, aumento do número de atendentes ou até mesmo diminuição do tempo de atendimento por cliente.
Portanto, há muitos fatores dos quais depende a capacidade de uma empresa e se quisermos aumentá-la, devemos alterar pelo menos um dos fatores que definiram sua capacidade

FATORES QUE INFLUENCIAM A CAPACIDADE

  • Instalações: o tamanho das instalações é muito importante e sempre que possível, procura-se deixar um espaço para expansões futuras.
  • Layout: o layout pode influenciar a capacidade, podendo aumentá-la ou restringí-la. Em muitas vezes também poderá resolver um problema de capacidade através de um estudo detalhado.
  • Fatores ambientais: o aquecimento, a iluminação e o ruído também exercem influência sobre a capacidade, pois se não forem bem administrados poderão gerar fadiga e outros problemas que diminuirão a capacidade.
  • Composição dos produtos/serviços: a diversidade reduz a capacidade. Produtos uniformes dão a oportunidade da padronização de métodos e materiais, reduzindo o tempo de operação e aumentando a capacidade. Produtos diferenciados exigem constantes preparações das máquinas, que poderão ficar paradas por um bom tempo, diminuindo assim a capacidade. Atualmente as empresas já possuem estratégias de setup (trocas rápidas) para que não seja perdido muito tempo em preparação e ajustes de máquinas, o que ajuda manter o nível de capacidade.
  • Projeto do processo: dependendo do tipo de processo podemos usufruir do aspecto tecnológico que poderá proporcionar o aumento da capacidade. Mas também existem os processos manuais que contribuem para a restrição da capacidade e que poderiam ser substituídos pelos automatizados (lembrando que alguns processos manuais não podem ser automatizados devido aos seus aspectos).
  • Fatores humanos: a habilidade dos funcionários aumenta a capacidade, portanto, a empresa deve investir constantemente em treinamentos e manter seus funcionários motivados, valorizando-o através de incentivos, pois ele representa o capital humano da organização.
  • Fatores operacionais: os fatores operacionais também poderão aumentar ou diminuir a capacidade do processo. Por exemplo: alguns equipamentos mais lentos acabam definindo a velocidade do processo, o que poderá causar um gargalo na produção e consequentemente diminuir sua capacidade.
  • Fatores externos: alguns fatores externos também podem influenciar na capacidade. Dentre eles podemos citar os padrões de qualidade exigidos pelos clientes (onde devemos estar atentos para que não haja falhas), que necessitam de uma atenção muito maior ao processo, diminuindo desta forma a capacidade.

É muito importante que a empresa defina sua capacidade quando desenvolver seu produto/serviço, pois dela dependerá os recursos que serão empregados, bem como sua utilização.

REFERÊNCIAS
MOREIRA, Daniel A. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Pioneira, 5ª ed., 2000.

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nosso software para Gestão da Qualidade https://qualiex.com/

Sobre o autor (a)

1 comentário em “Planejamento da Capacidade”

  1. Muito bom e bem explicado ,se almentara Auto estima do funcionário através de incentivos em brindes nas metas nos reconhecimento num comportamento de agradecimento pessoalmente dos stakrolders , garanto que sairá mais valorizado nos olhos empregatício e a produção , o almento de cliente vai ser superado nos pedidos devido ao reconhecimento e vai se sentir mais valorizado no que faz e consequentemente na realização pessoas .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!