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Os primeiros passos para um comitê de Crise

comite crise qualidade

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Você já deve ter ouvido falar sobre o comitê de crise, já pensou em implantar na sua empresa mas não sabe por onde começar?

Primeiramente vamos definir risco, gestão de riscos e crise:

Risco: é o potencial avaliado das conseqüências prejudiciais que podem resultar de um perigo.

Gestão de Riscos: Identificação, análise e eliminação ou mitigação, a um nível aceitável, dos perigos, e os conseguintes riscos, que ameaçam a viabilidade de uma organização.

Crise: Momento de dificuldade ou de problemas que podem comprometer todo o andamento de um processo, um sistema ou uma organização.

Para iniciarmos o processo vamos definir os principais tópicos para a criação de um comitê de crise:

1) Defina a equipe que irá trabalhar no gerenciamento de crise, quem dará o suporte necessário para o evento, e crie um comitê multidisciplinar que atue diretamente e comprometidamente;

2) Identifique as áreas e processos que impactam a rotina da empresa utilizando a matriz de riscos abaixo:

Para a definição dos riscos faça uma avaliação levando em consideração:

a) A probabilidade de aquele risco acontecer;

b) A gravidade das possíveis conseqüências

c) O índice de exposição aos perigos

Modelo de uma matriz de riscos

comite de crise

legenda comite de crise

O índice de avaliação indica a priorização dos trabalhos:

  • 5A, 5B, 5C, 4A, 4B, 3A  – Inaceitável sob as circunstâncias existentes.
  • 5D, 5E, 4C, 4D, 4E, 3B, 3C, 3D, 2A, 2B, 2C  –  Aceitável com mitigação do risco. Pode requerer uma decisão da diretoria.
  • 3E, 2D, 2E, A1, 1B, 1C, 1D, 1E  – Aceitável.

Após a avaliação o comitê deverá:

1) Escrever os procedimentos e dar alternativas de como tratar o evento;

2) Faça o fluxo de como tratar cada evento de crise na empresa e fora dela;

3) Faça o levantamento de investimentos se necessário;

4) Os integrantes do comitê deverão receber treinamento constante em cada evento de possível crise.

Alguns dos riscos mais comuns que a organização está sujeita são:

  • Combate a incêndio;
  • Vazamentos de líquidos;
  • Vazamento de informações;
  • Greve;
  • Acidente grave ou acidente fatal;
  • Seqüestro;
  • Furtos, Roubos, Assaltos;
  • Incidentes naturais;
  • Arquivo morto;
  • Perda dos servidores;
  • Denúncia;

Para um melhor trabalho, faça uma analise critica de qual risco que sua empresa está sujeita, e mãos na massa!

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