Blog da Qualidade

MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) – parte 2

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Jeison

Jeison

+ posts

Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

Um dos primeiros posts do nosso Blog falava sobre o MASP (Método de Análise e Solução de Problemas). E é muito importante manter esse tópico ativo pela questão lógica de que toda empresa teve, tem ou terá problemas para resolver. Vamos tentar desmistificar o MASP: Imagine a utilização de um método em que uma análise é feita para chegarmos à solução de um problema. Isso é o MASP! Na verdade ele é muito simples e eficiente.

MASP ou PDCA? Eis a questão!

Certa vez ouvi alguém dizer que preferia o PDCA ao MASP, mas na minha opinião isso soa estranho. É como dizer que prefere “doze ovos” ao invés de “uma dúzia de ovos”. Porque o MASP está dentro do PDCA! Antes de fazer essa comparação, faz todo sentido é entender como o MASP e o PDCA estão relacionados e qual o benefício dessa relação. Uma figura do livro do Falconi ajuda a entender isso melhor, olha só:
MASP e PDCA – Fonte: Campos (1999)
No quadro, é possível notar que cada fase do MASP está dentro de uma  das etapas do ciclo PDCA, e que a ligação entre elas é baseada no que cada etapa representa dentro da lógica da melhoria contínua. Todas as etapas do MASP foram descritas no primeiro post sobre o assunto.

Não é só sobre resolver problemas, é sobre resolver do jeito certo!

A tabela apresentada deixa claro cada uma das etapas, mas não basta conhecer as etapas para que possamos executá-las, por isso, quando falamos que vamos usar um método para fazer uma análise e solucionar problemas, gostaria de chamar a atenção para um aspecto desse discurso: o método. O método é crucial, pois garante a execução de algo forma organizada e em uma sequência estabelecida de forma lógica. Outro fator que faz toda a diferença é a disciplina, método exige disciplina, e ela é necessária para que todas as atividades sejam executadas e, de preferência, da forma correta.

O importante é ter um método!

O MASP é simples e eficaz, e a prática do método conduz uma execução cada vez melhor e consequentemente resultados cada vez melhores também. Porém, para finalizar,  solucionar problemas não é simples, mas a complexidade deve se ater ao problema em si, não ao método que usamos para buscar a solução.
CAMPOS, VICENTE FALCONI. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Nova Lima: INDG, Tecnologia e Serviços Ltda, 2004.

Sobre o autor (a)

2 comentários em “MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) – parte 2”

  1. Aloysio de Aguiar

    Oi Jeison, Muito boa a qualidade do eu artigo. Trabalhei muitos anos na indústria e Universidades e gosto de aprender com quem tem conhecimento detalhado e disponibilidade e compartilha seus conhecimentos. Essa é minha filosofia também. O conhecimento só tem valor quando compartilhado. pois se guardado e infelizmente é uma prática comum, fica retido e seu valor diminuído. Parabéns pelas iniciativas e continue em sua jornada, com muito sucesso, Abraços! Aloysio de Aguiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!