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ISO 9001:2015 – Por que informação documentada?

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Jeison

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Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

A ISO 9001:2015 define informação documentada como dados do Sistema de Gestão da Qualidade que devem ser controlados e documentados pela organização para assegurar a eficácia e eficiência de seus processos.
Na versão de 2008, a norma separava o termo informação documentada em documentos e registros. Porém, esta nomenclatura dificultou a interpretação das empresas e auditores sobre o que poderia ser documentado e como seria documentado, principalmente com a era da tecnologia, onde rompemos as barreiras de mídias para documentação. A troca de nomenclatura se deu por conta da facilidade em que a informação documentada pode ser encontrada, independente da mídia que for utilizada: papel, software, gravação, desenhos, plantas, maquetes, fotografias, etc.
Essa revisão aconteceu afim de esclarecer que há flexibilidade para que a organização escolha como documentar e quais informações são relevantes no seu SGQ.
Depende da própria organização determinar qual informação documentada é necessária para alcançar seus objetivos, com base na complexidade de processos, produtos e serviços, considerando os tipos de atividades realizadas e os riscos e oportunidades do ambiente interno e externo.
Mas porque então em vários itens de sua estrutura a norma estabelece que informações documentadas sejam mantidas ou retidas?
Bom, os principais objetivos para que uma organização documente suas informações são:

  1. Comunicação da informação;
  2. Evidenciar a conformidade dos processos, produtos e serviços;
  3. Retenção e compartilhamento do conhecimento organizacional;
  4. Divulgação e preservação das experiências da organização.

Diferente do que muita gente pensa, os documentos mandatórios da ISO não são para burocratizar os processos ou para complicar a vida das pessoas. É uma das maneiras de assegurar uma base de fatos e dados para a tomada de decisões e, desta forma a norma já indica algumas informações importantes para que você evolua como empresa. Se as informações serão realmente usadas para a evolução do seu SGQ, dependerá do nível de maturidade da sua organização.
Para te ajudar a mapear as principais informações que você precisa documentar no seu SGQ, estamos disponibilizando uma lista de todos os requisitos que determinam informação documentada, mas lembre-se de que fica a critério de cada organização o uso e a extensão de cada documento e registro. Para baixá-la, clique no botão abaixo:

Leia todos os artigos do Blog da Qualidade sobre ISO 9001:2015!

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1 comentário em “ISO 9001:2015 – Por que informação documentada?”

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