Blog da Qualidade

Implantação da ISO 9001 – Parte 3 – Os processos

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Jeison

Jeison

+ posts

Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

Seguindo nosso caminho rumo a implantação da ISO 9001, nas últimas semanas tivemos um avanço em relação ao trabalho que estamos realizando para adequar nossos processos e atender os requisitos da norma. Entramos em uma fase de revisão dos processos e procedimentos já existentes na empresa e descrição dos processos que ainda não estão documentados, algo fundamental para organização da empresa, e é claro, para a implantação de um sistema de gestão como a ISO 9001. Uma estratégia que adotamos para os processos que estamos mapeando é a definição de fluxogramas de processo para simplificar o entendimento e tornar o resultado do trabalho mais visual. Na última reunião apresentamos um conjunto de procedimentos com seus devidos fluxogramas e com isso foi possível melhorarmos o trabalho e sugerir melhorias em todos os processos. Outro ponto alto das últimas semanas foi a definição dos indicadores de desempenho (outro post sobre indicadores) que vamos usar para avaliar como os departamentos estão apoiando no cumprimento dos objetivos da empresa e nos objetivos da qualidade. Agora estamos definindo os indicadores que vão medir o desempenho de cada processo. Esse movimento foi interessante pois a empresa já tinha alguns indicadores mas com a implantação do sistema de gestão abriu os olhos para vários pontos que não estavam sendo medidos ainda ou que podiam ser melhorados. Podemos dizer que demos mais alguns passos rumo a certificação da ISO 9001. Nas próximas semanas (esperamos que até o término de Julho) definiremos os processos que faltam assim como todos os indicadores, e é claro, já com suas respectivas coletas. Existe ainda um longo caminho a ser percorrido mas o aprendizado e o ganho em excelência valem a pena. Continuem acompanhando e façam seus comentários!
Quem estiver conhecendo agora nossa saga de implantação da ISO 9001, veja os posts anteriores e veja como tudo começou:
 

Sobre o autor (a)

2 comentários em “Implantação da ISO 9001 – Parte 3 – Os processos”

  1. Estamos nos organizando internamente para iniciarmos o entendimento dos nossos processos,se for possível me envie um modelo de plano de ação para implantação de sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!