Gestão da Qualidade Total (TQM)

A Gestão da Qualidade Total ? TQM (Total Quality Management) é uma abordagem para melhorar a competitividade, a eficácia e a flexibilidade da organização. Está relacionada com a maneira de planejar, organizar e compreender cada atividade que depende de cada individuo, em cada nível na empresa.

O TQM fornece um conceito relacionado a melhoria contínua, pois sua filosofia contém uma sistemática integrada e consistente na perspectiva de toda organização, que envolve a participação das pessoas em equipes multifuncionais, tendo como prioridade o atendimento ao requisitos do cliente, o compromisso da gestão, o  treinamento e educação dos colaboradores que é uma necessidade para os processos de melhoria.

 

RELAÇÃO ENTRE TQM E A ISO 9000

Algumas vezes surgem alguns questionamentos referentes a familiaridade existente entre o TQM e a ISO 9000. A abordagem TQM e as normas ISO 9000 são inter-relacionadas, mas não são sinônimos. Uma organização que aplica a ISO 9000 em procedimentos básicos pode na próxima fase implantar a iniciativa TQM.

Existem diferenças e semelhanças entre TQM e a ISO 9000:

  • A ISO 9000 é focada na consistência da produção de produtos/serviços por meio de um sistema que pode ser auditado e certificado. O TQM, apesar de ter este foco, não define necessariamente um sistema e não garante a certificação.
  • Possuir a certificação ISO 9000 pode ser considerada uma estratégia de evolução da empresa, o que também pode ser conquistado com o TQM. Contudo, o TQM pode proporcionar melhores resultados na produtividade, na manutenção dos equipamentos e na motivação dos colaboradores.

Porém, o foco das iniciativas é diferente:

  • O TQM tem foco mais acentuado no compromisso da gestão, na mudança cultural, no treinamento e educação do empregado e no atendimento dos requisitos dos clientes.
  • A ISO 9000 na gestão por processos e na satisfação dos clientes.

 

O TQM tem sido descrito como uma iniciativa de gestão e uma maneira de pensar que tem ajudado muitas organizações a alcançar o status de classe mundial. Ele ajuda a criar uma cultura de confiança, participação, equipes de trabalho, zelo pela melhoria contínua, aprendizado contínuo e uma cultura de trabalho que contribui para o sucesso e existência da empresa.

Tanto a ISO 9000 quanto a TQM tem valor dentro da empresa e promovem a qualidade na organização, cada uma com seu foco, mas vale lembrar que apenas a ISO 9000 também traz atrelada a sua implantação o certificado, que muitas vezes serve de pré-requisitos em contratos clientes ou parceiros.

 

REFERÊNCIAS

ALVAREZ, Maria Esmeralda Ballestero. Administração da qualidade e da produtividade: abordagens do processo administrativo. São Paulo: Atlas, 2001.

DRUMOND, H. Movimento pela qualidade: de que o gerenciamento de qualidade total realmente trata. São Paulo: Littera Mundi, 1998.

 

Autor(es): Rosemary Martins

Sobre o(s) autor(es)

Meire
Rosemary Martins
Administradora de Empresas, Pós-graduada em Comportamento Organizacional e Recursos Humanos, Mestre em Engenharia da Produção e Sistemas. Você também pode encontrar mais informações sobre meus posts no meu perfil do Google+
  • http://www.unisuam.edu.br Lilian Khenayfis

    Boa tarde Rosimary,

    Estou iniciando em Gestão da Qualidade e é esclarecedor o seu artigo quanto ao foco de TQM x SGQ.

    Também no TQM deve ser elaborado um MANUAL DA QUALIDADE e seguido o padrão de documentação de SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE?

    Entendi que devo elaborar e devo NOMEAR como MANUAL DA QUALIDADE – Gestão da Qualidade Total, observando que o objetivo, foco, é gestão, deixando a certificação para o momento onde um sistema será implantado.

    Ou, posso classificar como SISTEMA mas não obrigatoriamente visar a certificação, no momento inicial.

    Qual é a sua orientação?

    Abraços,

    Lilian Khenayfis

  • Rosemary

    Boa tarde Lilian,
    Agradeço sua visita em nosso blog e seu interesse pelo assunto. Bem, toda empresa deve elaborar um manual da qualidade, independente do tipo do sistema de controle trabalhado e sempre levando em conta a implantação de uma certificação mais adiante. Levando tudo isso em consideração, você poderá classificar seu tipo de sistema, visando acima de tudo a sua qualidade, mas não obrigatoriamente visando a certificação, mas se preparando para recebê-la no futuro.
    Espero ter esclarecido e me coloco à disposição para futuros questionamentos.
    Um grande abraço!

  • Emmerson Oliveira

    Boa tarde,

    pode por favor me indicar um livro que tenha conceitos basicos para a implantação do TQM.

  • RONALDO

    A ISO ligada diretamente ao TQM?