Ferramentas da qualidade

Fluxograma de Processo

Imprimir artigo
O fluxograma é uma ferramenta utilizada para representar a sequência e interação das atividades do processo por meio de símbolos gráficos. Os símbolos proporcionam uma melhor visualização do funcionamento do processo, ajudando no seu entendimento e tornando a descrição do processo mais visual e intuitiva.

No gerenciamento de processos, a ferramenta tem como objetivo garantir a qualidade e aumentar a produtividade dos trabalhadores. Isso acontece pois a documentação do fluxo das atividades torna possível realizar melhorias e esclarece melhor o próprio fluxo de trabalho.

Aplicações do Fluxograma

Dentre as vantagens de utiliza o fluxograma, é possível ressaltar que ele:

  • Melhora a compreensão do processo de trabalho;
  • Mostra os passos necessários para a realização do trabalho;
  • Cria normas padrão para a execução dos processos;
  • Demonstra a sequência e interação entre as atividades/projetos;
  • Pode ser utilizado para encontrar falhas no processo;
  • pode ser utilizada como fonte de informação para análise crítica;
  • Facilita a consulta em caso de dúvidas sobre o processo.

Símbolos do Fluxograma

Para facilitar o entendimento e análise do processo, o diagrama utiliza uma série de símbolos para representar as ações e momentos do processo. Não é obrigatório o uso de todos os símbolos, devendo-se utilizá-los de acordo com as necessidades das atividades mapeadas. No geral, pode-se dizer que os símbolos de início ou fim do processo e de tomada de decisões são os mais utilizados. Veja outros símbolos:

simbolos-fluxograma

Tipos de Fluxograma

Existem vários tipos de fluxogramas que devem ser utilizados em diferentes contextos, dentre eles destacam-se os modelos abaixo:

tipos-fluxograma

Exemplo de Fluxograma

Veja um exemplo de fluxograma para procedimento de controle de produto não conforme:

exemplo-fluxograma

Quando um fluxograma de processo é elaborado, são identificados os fatores problemáticos que não eram percebidos anteriormente, os quais poderão ser trabalhados e melhorados para alcançar melhores resultados.

Caso você queria saber mais sobre o Fluxogramas de processo e obter mais algumas dicas sobre como fazer e analisar um fluxograma, acesse o nosso portal www.ferramentasdaqualidade.org. Lá você encontra explicações sobre as principais Ferramentas da Qualidade, modelos para download, vídeos, passo a passos de como fazer e outras informações importantes. Basta clicar no botão abaixo:


REFERÊNCIA

PEINADO, Jurandir; GRAEML, Alexandre Reis. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

SLACK, Nigel et al. Administração de Produção. São Paulo: Atlas, 2002.

Autor

Comentários

Posts relacionados

← Post mais recente
MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) - parte 2