Gestão de processos

Como melhorar a comunicação e os resultados em sua empresa?

Gestão do Conhecimento Qualidade

Imprimir artigo
Para melhorar a comunicação e deixá-la eficaz, tanto verbal quanto escrita, é uma importante ferramenta para qualquer pessoa e muito mais para qualquer empresa. Afinal, é através dela que transferimos informações, trabalhamos, ensinamos e aprendemos, somos atraídos e atraímos, fechamos grandes negócios, sabemos de nossos concorrentes, das atualidades, dos projetos inovadores, atendemos nossos clientes, entre tantos outros benefícios que obtemos ao usá-la.

Imagine o tempo gasto para se comunicar através das informações geradas por uma empresa, quando elas estão engavetadas, arquivadas em pastas, servidores de dados, pen-drive, CDs-ROM, computadores individuais, registros em cadernos, manuais, cartazes, conhecimento armazenado na cabeça das pessoas, principalmente os mais antigos na empresa ou o dono da empresa, entre outros recursos utilizados. Imaginou?

Para muitas empresas, procurar toda essa informação para se comunicar se torna uma rotina de trabalho, principalmente para àquelas que prestam serviços de atendimento ao público. Lamentavelmente, o retrabalho, o tempo perdido e a contratação desnecessária de pessoal também se tornam rotinas nestas empresas, só que imperceptíveis, pois geralmente não são mensurados ou avaliados por sua gestão.

A partir de 1990, através da disciplina chamada ?Gestão do Conhecimento?, a comunicação no ambiente de trabalho pode ser facilitada, por meio do uso de tecnologias, metodologias, processos de negócios e desenvolvimento do capital humano. Dessa forma, o controle e uso de informações, adequadas em um ambiente único, são permitidas para o tipo de público que as utilizará, de forma pontual ou como estratégia de superação.

No contexto atual, ou seja, na ?Era da Informação?, o grande desafio das organizações é que apesar da variedade de informação que elas possuem, algumas delas ainda encontram dificuldades para aumentar sua lucratividade, reduzir seus custos e despesas, aumentar suas receitas, obter eficiência operacional, aumentar a qualidade de seus serviços e produtos e, consequentemente, se diferenciar no mercado e obter vantagem competitiva.  Alguns fatores contribuem para isso, entre eles estão: falta de planejamento, falha na gestão, má contratação de pessoal, falta de capacitação contínua, falta de controle financeiro ou controle financeiro ineficiente, falta de inovação e mal uso de suas informações.

Não basta apenas Gerir o Conhecimento, mas sim, torna-lo como prática diária de todas as atividades dentro da organização, como em ambientes de interação (atividades profissionais e ambientes virtuais) e nas oportunidades de aprendizagem (eventos especiais). Somente assim, será possível obter, além de uma comunicação eficaz, os melhores resultados.

 

Post publicado originalmente dia 3 de outubro de 2013, estamos republicando em nossas férias. Boas festas! 😉

Autor

Comentários

Posts Relacionados

tempo qualidade
← Post mais recente
Você administra seu tempo com inteligência ou está sempre apag...