Blog da Qualidade

A importância de Delegar (e não “de largar”) Parte 1

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Jeison

Jeison

+ posts

Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

Quando falamos de qualidade logo pensamos em inúmeros procedimentos, processos, fluxogramas, indicadores e uma série ferramentas que exigem disciplina e persistência na execução, mas conseguimos fazer isso sozinhos?
Uma maneira de conseguir entregar tudo que é necessário a tempo com qualidade é delegar algumas atividades para pessoas da equipe que tenham capacidade e queiram executar o trabalho.
Colhendo na memória algumas experiências (boas e ruins) e dando uma rápida olhada na internet de como “delegar com sucesso”, uma série de dicas aparecem. Acredito que todo gestor conhece as dicas, mas é importante relembrar, que muitas vezes os gestores encontram dificuldade em delegar corretamente.
As dicas são simples:

  • Exponha com clareza o que espera: apresente todo o contexto, a pessoa pode não ter a mesma noção que você tem do problema ou da tarefa. Expresse com clareza o qual resultado esperado da tarefa delegada, se possível aponte algum caminho que o liderado pode seguir.
  • Escolha a pessoa certa: você precisa escolher pessoas com qualificação e potencial, não adianta delegar com alguém que ainda precisa ser treinado ou que não tenha um perfil para o trabalho, a responsabilidade de escolher a pessoa é do gestor.
  • Tenha paciência: Todos erram, quem está começando também, por isso é preciso ter paciência e orientar nesse momento, nem tudo sai da maneira que você esperava.
  • Acompanhe: delegar não é largar para alguém e esperar o resultado, você precisa fazer o mínimo para garantir que a tarefa está sendo executada da maneira correta, algumas intervenções para apoiar são bem vindas.
  • Cada um na sua: com certeza você faria diferente, respeite as diferenças e aponte os pontos de melhoria com tranquilidade e sem solavancos para que o liderado possa conduzir o trabalho da sua maneira.
  • Elogie: faça questão de apontar os pontos fortes que encontrou em quem recebeu a tarefa e a realizou, é claro que não ficou perfeito, mas agradeça, reconheça e elogie.

É fundamental conseguir Delegar, mas lembre-se: Delegar não é largar! Não é passar para alguém fazer, é conduzir o trabalho para que alguém possa conduzi-lo de forma excelente, preferencialmente, melhor que você.

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!