Cultura organizacional

A importância de Delegar (e não “de largar”) Parte 1

Delegar Qualidade

Imprimir artigo
Quando falamos de qualidade logo pensamos em inúmeros procedimentos, processos, fluxogramas, indicadores e uma série ferramentas que exigem disciplina e persistência na execução, mas conseguimos fazer isso sozinhos?

Uma maneira de conseguir entregar tudo que é necessário a tempo com qualidade é delegar algumas atividades para pessoas da equipe que tenham capacidade e queiram executar o trabalho.

Colhendo na memória algumas experiências (boas e ruins) e dando uma rápida olhada na internet de como “delegar com sucesso”, uma série de dicas aparecem. Acredito que todo gestor conhece as dicas, mas é importante relembrar, que muitas vezes os gestores encontram dificuldade em delegar corretamente.

As dicas são simples:

  • Exponha com clareza o que espera: apresente todo o contexto, a pessoa pode não ter a mesma noção que você tem do problema ou da tarefa. Expresse com clareza o qual resultado esperado da tarefa delegada, se possível aponte algum caminho que o liderado pode seguir.
  • Escolha a pessoa certa: você precisa escolher pessoas com qualificação e potencial, não adianta delegar com alguém que ainda precisa ser treinado ou que não tenha um perfil para o trabalho, a responsabilidade de escolher a pessoa é do gestor.
  • Tenha paciência: Todos erram, quem está começando também, por isso é preciso ter paciência e orientar nesse momento, nem tudo sai da maneira que você esperava.
  • Acompanhe: delegar não é largar para alguém e esperar o resultado, você precisa fazer o mínimo para garantir que a tarefa está sendo executada da maneira correta, algumas intervenções para apoiar são bem vindas.
  • Cada um na sua: com certeza você faria diferente, respeite as diferenças e aponte os pontos de melhoria com tranquilidade e sem solavancos para que o liderado possa conduzir o trabalho da sua maneira.
  • Elogie: faça questão de apontar os pontos fortes que encontrou em quem recebeu a tarefa e a realizou, é claro que não ficou perfeito, mas agradeça, reconheça e elogie.

É fundamental conseguir Delegar, mas lembre-se: Delegar não é largar! Não é passar para alguém fazer, é conduzir o trabalho para que alguém possa conduzi-lo de forma excelente, preferencialmente, melhor que você.

Autor

Comentários

Posts relacionados

Estratégia Qualidade
← Post mais recente
Sistema de Gestão da Qualidade