Gestão de processos

A Importância Da Comunicação Nas Organizações

comunicação qualidade

Imprimir artigo
A todo o momento estamos nos comunicando, seja em casa, na escola, na faculdade, no trabalho, e outros, todos os seres vivos tem a necessidade de se comunicarem, porém, com certeza, a comunicação mais complexa é a humana.

Neste artigo veremos a importância da comunicação nas organizações, os elementos da comunicação, os principais problemas na comunicação, levando em consideração que este fator influencia diretamente nos processos das empresas e seus desempenhos internamente, contribuindo para integração de equipe e uma liderança efetiva.

Mas o que é comunicação?

Comunicação é a transmissão de uma mensagem codificada por um emissor através de um canal para ser decodificada por um receptor. A comunicação abrange muito mais do que uma simples transferência de mensagem, pois também a compreensão do significado da mensagem.

Elementos da comunicação

Antes da realização da comunicação, é necessário que exista uma vontade ou propósito em forma de mensagem. Nesse momento nasce o processo de comunicação que está dividido em sete partes: Emissor, Codificação, Mensagem, Canal, Decodificação, Receptor e o Feedback.

Emissor: Inicia a mensagem codificando um pensamento;
Codificação: Forma da mensagem transmitida pelo emissor;
Mensagem: Produto físico decodificado pelo emissor;
Canal: É o caminho por onde a mensagem é transferida;
Receptor: É a quem a mensagem é transmitida;
Decodificação: Interpretação da mensagem pelo receptor:
Ruído: Barreira da comunicação que distorce a clareza da mensagem;
Feedback: Verificação do sucesso na transmissão de uma mensagem, como originalmente pretendia. Neste momento sabe-se se houve compreensão da mensagem.

Problemas da comunicação

Os principais métodos da comunicação são a comunicação oral, comunicação escrita e a comunicação verbal, é claro que todas elas tem os seus pontos de dificuldades, sendo assim:

Comunicação Oral: Por mais rápidas que sejam tem as suas desvantagens, pois quanto maior o número de receptores, maior será a chance de distorções. Por exemplo, a brincadeira do ?telefone sem fio?, onde cada pessoa interpreta a mensagem da sua própria maneira e quando chega no final esta totalmente modificada.

Comunicação escrita: As vantagens são obvias, vai desde a forma de armazenar até a possibilidade de consultar o documento no caso de dúvidas, mas as desvantagens também existem. A Comunicação escrita consome mais tempo do que a oral e não há um feedback instantâneo e talvez em nenhum momento.

Comunicação não verbal: Este método de comunicação é enviada com a oral, mas também pode ser enviada sozinha. Por exemplo, um olhar, um sorriso, um movimento de sobrancelhas e etc. A desvantagem da comunicação não verbal está no receptor se confundir no que realmente o emissor deseja, pois ele diz algo, mas sua feição ou movimentos ?dizem? outra.

Agora você conhece que existem diferentes tipos de comunicação, e os elementos que compõem a comunicação, vale a pena se comunicar bem e corretamente. Como é a comunicação na sua empresa?

No próximo artigo desta série vamos falar de canais comunicação, não perca! 😉

Autor

Comentários

Posts Relacionados

← Post mais recente
Canais da Comunicação