Blog da Qualidade

Você sabia que a Auditoria é uma ferramenta de gestão?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

luciana

luciana

+ posts

Analista de Controle da Qualidade
Auditor Líder ISO 9001

As Auditorias são usadas há muito tempo para verificar a integridade e conformidade legal das empresas, como por exemplo as auditorias realizadas pelo Ministério do Trabalho, ANVISA, INMETRO e inúmeros outros. Após os anos 60 sua aceitação tornou-se mais abrangente, pois os administradores começaram a reconhecer as auditorias como ferramentas valiosas para detectar pontos fracos ou áreas de problemas potenciais dentro de suas organizações.  Ao mesmo tempo, verificaram que a auditoria independente poderia estar acionando o desenvolvimento de um sistema para corrigir as falhas e possíveis omissões dentro de seus processos.
As auditorias da qualidade se incluem nessa categoria: detecção de falhas, correção, melhoria contínua. São usadas para alertar os administradores das empresas para medir e melhorar as atividades da qualidade, mesmo na ausência de normas federais ou outros requisitos regulamentares.
Compreendido o valor de uma auditoria na empresa, percebido seu valor e benefícios, é importante ressaltar que existem alguns critérios para sua realização. São eles: o conjunto de políticas, procedimentos ou requisitos que são usados como uma referência contra a qual a evidência da auditoria é comparada.
Sendo assim, a partir da adoção da auditoria na empresa, os resultados poderão evidenciar aos administradores, se seus processos estão atendendo aos requisitos especificados e, ocorrendo não conformidades, será possível a correção e posterior verificação de que seu tratamento foi eficaz.
Auditoria é realizada para avaliar a eficácia de um sistema, e não a qualidade de um produto. Isso significa que quando você faz uma auditoria você está verificando se o que foi definido no seu processo é realmente executado, mas não valida o seu processo como o melhor, ou o que dá mais resultado. Nesse ponto, olhar criticamente seu processo e realizar melhorias é totalmente necessário para trazer o resultado que necessita. Se sua auditoria não acusou nenhuma ação corretiva, parabéns, você está cumprindo todas as etapas do processo, porém, será que este processo está desenhado para trazer resultados de excelência?
No próximo post vou abordar sobre os “Tipos de Auditoria”. Aguardem!
Quer discutir mais o assunto? Clique aqui e comece a receber e-mails com dicas para melhorar seu desempenho com auditorias:
Receba novidades sobre Auditorias

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!