Blog da Qualidade

Você administra seu tempo com inteligência ou está sempre apagando incêndios?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Patrícia Gonçalves

Patrícia Gonçalves

+ posts

Empreendedora, Graduada em Gestão Hoteleira e Turismo pelo CEFET-GO, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching com titulação internacional pelo Behavioral Coaching Institute, Consultora em Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa e Colunista. Especialista em direcionar o conhecimento para o alcance de resultados de profissionais e empresas fundou em 2012 e preside em Goiânia a CKO Brasil, empresa onde realiza trabalhos de Coaching para desenvolvimento pessoal e profissional, Implantação de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa para desenvolvimento corporativo, além de oferecer Treinamentos, Workshops e Palestras no segmento em que atua.

O uso adequado do tempo torna atividades cotidianas mais práticas e inteligentes, além de reduzir o desgaste físico e mental, a improdutividade e o retrabalho.
Uma das frases que gosto muito de relembrar quando estou executando alguma atividade é a do escritor Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol) que diz: ?Una ao esforço a inteligência; trabalharás menos e fará mais.”
Esse trabalhar menos não significa ficar atoa, ocioso, desnecessário e sim, usar esse tempo de redução do trabalho para se pensar numa forma inteligente de evoluir naquilo que se faz, pois tão importante quanto fazer é pensar em como está sendo feito para antever possíveis problemas.
Algumas pessoas conseguem ter um ótimo rendimento e resultado com um hábito simples, o de administrar o seu tempo. Tempo esse tão precioso para alguns, pois pode ser contabilizado até em dinheiro; porém, para outros, ele muitas vezes é descartado, mal utilizado ou desconhecido, pelo simples fato de não ser controlado.
Veja abaixo 10 perguntas simples para saber como o seu tempo está sendo administrado, pense em cada uma delas respondendo sim ou não.

1. É constante o atraso de entregas dentro do prazo?
2. Você desconhece ou não tem controle do que fez durante o seu dia, semana e mês?
3. Você tem dificuldades de planejar suas atividades?
4. Você gasta a maioria do seu tempo resolvendo problemas?
5. Você corrige ou repete a mesma atividade com frequência?
6. Você é a única pessoa que resolve a maioria das pendências, problemas e/ou atividades de sua área ou de sua casa?
7. Você está constantemente cansado e sente que a sua produtividade, qualidade e resultado da entrega ou da sua vida estão ficando comprometidos?
8. Você costuma trabalhar após seu expediente normal de trabalho?
9. Quando você tem um compromisso ou reunião, costuma chegar atrasado?
10. Você tem dificuldade em dizer ?Não??

Se a maioria das respostas acima for SIM, está na hora de aprender mais sobre como administrar o seu tempo e colocar esse aprendizado em prática, mesmo com uma rotina diária dinâmica ou sob pressão. Mas se a maioria das respostas for NÃO, parabéns, você usa bem o seu tempo e sabe o que ele significa para você; Além disso, tem muito a ensinar para quem não aprendeu ainda.
Se você administra mal o seu tempo, comece a pensar em como mudar isso, se ainda não sabe, na parte 2 desse post vou dar algumas dicas de como utilizar seu tempo com qualidade e de forma inteligente.

Post publicado originalmente dia 11 de julho de 2013, estamos republicando em nossas férias. Boas festas! 😉

Sobre o autor (a)

7 comentários em “Você administra seu tempo com inteligência ou está sempre apagando incêndios?”

  1. José Maria

    Parabéns pelo tema “Tempo”, pois é uma abordagem que sempre vem a tona e Nós no entanto procuramos entender o que é o tempo? afinal “se falta sobra e se sobra tem”.

    um forte abraço Patrícia.

  2. Olá, meu nome é Ana Paula.
    Gostei muito do tema e gostaria de ler a segunda parte, mas não consgui encontrar.
    Voce pode me ajudar?
    Atenciosamente,

    1. Avatar photo

      Olá Ana Paula, a segunda parte ainda será postada na Quinta-feira, dia 18/07. Continue acompanhando nossas novidades! Abraço.

    2. Patricia Gonçalves

      Olá Ana Paula, que bom que você gostou!O post 2 sobre este assunto foi publicado. Conseguiu encontrá-lo? Forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!