Cultura organizacional

Tirar férias é ter qualidade

Imprimir artigo
Saber descansar é uma dádiva. É claro que o trabalho deve ser significante, e trazer realização, ele é fundamental para conseguirmos ter acesso ao essencial, como apresentado de forma brilhante por Mário Sérgio Cortella.

Mas será que podemos descansar? Sim, devemos isto a nós mesmos. Trabalhamos pra isso, para desfrutar com nossa família, amigos, mesmo sozinhos das coisas boas que a vida tem para oferecer.

Por isso, desligue, relaxe, curta suas férias …

Conseguir relaxar não é fácil, é preciso saber que em certos momentos, é importante isolar o trabalho, e se concentrar no descanso. Sim, isso mesmo, concentrar-se. Existem pessoas, que precisam de concentração para não voltar ao estado de alerta que o trabalho os deixa. É mais comum do que parece, em alguns casos a pessoa leva algum tempo para ?desligar?, segundo uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), quase metade dos entrevistados tem dificuldade para desligar-se totalmente do trabalho.

Por isso, desligue, relaxe, curta suas férias. Mantenha o foco na diversão do dia a dia de férias, não pense no que ficou pendente, deixe de lado as reflexões assim como não gaste os curtos momentos de férias pensando no futuro, criando expectativas, desejando e planejando o as atividades da volta ao trabalho.

Não há nada de errado com reflexões ou planejamento, apenas eles devem ocorrer , em momento oportuno. Por isso, aproveite o período de folga, para recarregar as baterias. Confesso que ao escrever esse post fiz uma autocrítica e prometi tentar fazer tudo que sugeri aqui, sei como é difícil para quem tem o trabalho no sangue e gosta disso, mas a literatura e pesquisas mostram que é mais saudável descansar (de verdade) de vez em quando.

Esse post é o ultimo inédito de 2012, sim nós do blog da qualidade também entramos de férias. O blog irá ?reprisar? alguns posts, nos próximos 20 dias, ou seja, sempre teremos um conteúdo interessante sendo reeditado e divulgado no blog, quem estiver trabalhando pode comentar e participar da discussão como é de costume.
Um ótimo natal a todos, um excelente 2013.

 

Referências:

CORTELLA, M. S. Qual a tua Obra: Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. Petrópolis : Vozes 11ª Ed. 2010

http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2012/03/empregados-tem-dificuldade-de-se-desligar-do-trabalho-diz-ipea.html

http://mulher.terra.com.br/carreira/confira-se-sofre-da-sindrome-workaholic,1a38e4ddfce27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html

 

Autor

Comentários

Posts Relacionados

← Post mais recente
5W2H como ferramenta de gestão