Blog da Qualidade

Sua empresa precisa de um sistema imunológico!

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Monise Carla

Monise Carla

+ posts

Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.

Todos os organismos vivos têm um sistema imunológico que os defende dos milhões de bactérias, vírus, toxinas e parasitas que tentam invadi-los o tempo todo. É um sistema complexo, formado por várias partes que atuam com enorme autonomia. Nos seres humanos, por exemplo, o sistema inclui barreiras de defesa como a pele, a saliva e as lágrimas, mecanismos de limpeza, como sistema linfático e elementos de ataque, como uma grande variedade de células brancas e anticorpos.
O sistema imunológico é capaz de agir instantaneamente em qualquer parte do organismo, assim que algum perigo se apresente. Sensores movimentam-se o tempo todo no corpo e reconhecem imediatamente o que é e o que não é parte dele. Diante de uma ameaça, o sistema inicia uma ação local instantânea. Simultaneamente, outros componentes do organismo são colocados em alerta e passam a cooperar para eliminar o problema. O sistema imunológico está o tempo todo em movimento, desde as suas barreiras mais externas (por isso não acordamos pela manhã com uma camada de bolor sobre nós: a maioria das bactérias e esporos que se depositam são eliminados pelas substâncias bactericidas secretadas pela pele) até os anticorpos (que imediatamente migram para qualquer ponto em que o corpo esteja sendo atacado).
As organizações precisam de um tipo de mecanismo que permita o mesmo dinamismo de velocidade e ação que o sistema imunológico, onde a maior parte da energia deve estar alocada a atividades-fim, respostas locais velozes e eficazes. O sistema imunológico não “desperdiça” tempo em racionalizações, explicações, hesitações. Se assim fosse, o organismo não resistiria às sucessivas tentativas de invasões e ataques. Do mesmo modo, as organizações regidas pelo movimento e pela velocidade não desperdiçam tempo com excesso de conversas e explicações. E não é um radicalismo, não é questão de fazer tudo na loucura, é questão de agir para o benefício da atividade-fim com tempo hábil e propício para ganhar competitividade, pois focado na ação e auferem os benefícios de estarem sempre à frente.
Não esquecendo que o corpo humano é um sistema complexo e está hábil para reagir aos perigos e problemas, não vai adiantar você tentar implantar isso na sua organização se o nível de maturidade e competência for baixa, obviamente vai fracassar, por isso é necessária baixa velocidade interna para preparar a equipe e gerar um sistema imunológico capaz de trazer inovações. A velocidade e movimento é resultado de uma ação de competência e comunicação interna muito maior.

Referência:
Newsletter Amana-Key, 2010.

#01: Uma estratégia para ser mais rápido, mas sem pressa!
#02: 6 Dicas para ganhar mais velocidade em ações estratégicas!
#03: Sua empresa precisa de um sistema imunológico!

Sobre o autor (a)

3 comentários em “Sua empresa precisa de um sistema imunológico!”

  1. Ótimo artigo, realmente para a implantação eé necessária maturidade, pois de forma contrária não será eficaz. Muito bom!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!