Blog da Qualidade

Seu certificado versão 2008 da ISO 9001 ainda tem validade?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Helio Rocha

Helio Rocha

+ posts

20 (vinte) anos de experiência em consultoria e aprendizado de Sistemas de Gestão Integrado em empresas dos mais variados segmentos e portes; Lead Assessor pela P-E Batalas – Inglaterra; Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Especialização em Lean Manufacturing pela ESADE; Especialização em Metodologia de Projetos pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul; Especialização em Gestão de Projetos pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul, e; Especialização em Inovação Tecnológica pelo CEFET do Paraná, e Especialização em Estudos de Política e Estratégias pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG).

Em setembro do ano passado (2015), foi emitido a versão 2015 da ISO 9001, e muitas organizações com os seus sistemas de gestão pela qualidade já certificados pela “atual” versão 2008 estão me questionando qual seria o melhor momento para iniciarem os trabalhos de transição, ou seja, adaptar as suas atuais práticas de gestão pela qualidade para as novas exigências da versão 2015 da ISO 9001.
No início de 2016 assisti um webinar promovido pelo organismo certificador BSI no qual um dos assuntos que foram abordados foram estes questionamentos, sendo assim fiz questão de publicar este artigo, apresentando as minhas opiniões sobre estes questionamentos e considerações.
Para facilitar este entendimento, fiz questão de republicar / adaptar um dos slides que foram apresentados neste evento e que mostra de forma clara, através de uma “linha de tempo”, vide imagem abaixo e na sequência dos próximos parágrafos as minhas opiniões.

Para as organizações que já possuem os seus Sistemas de Gestão pela Qualidade já certificados pela versão 2008 da ISO 9001 minha recomendação é que elaborem um “plano de transição” no qual uma das primeiras ações seria a realização de uma auditoria, baseada nos requisitos da versão 2015 e a partir dos resultados desta auditoria iniciar as ações de transição. Esta auditoria, os “gringos” denominam “auditoria de gap analysis“, ou seja, verificar as lacunas a serem preenchidas. As organizações que estão nesta realidade, podem realizar esta auditoria de duas formas:

  1. Com a atual equipe de auditores internos versão 2008 da ISO 9001, mas sendo que antes iniciar esta nova auditoria, capacitados nos novos requisitos da versão 2015, ou;
  2. Contratando um profissional já capacitado nos requisitos da versão 2015 e realizando esta auditoria de “gap analylis“.

A auditoria de Gap Analysis é uma das primeiras ações a serem realizadas para as organizações que necessitam identificar no atual sistema de gestão da qualidade certificado pela versão 2008 da ISO 9001, quais são as “lacunas” a serem preenchidas em função da nova abordagem da versão 2015!
Eu tenho trabalhado para desenvolver “simples soluções” através de planilhas, cursos e consultorias que ajudem profissionais a executarem essas atividades de forma mais organizada, mas independentemente de ter um apoio ou não, é importante entender que o processo de transição deve ser iniciado o quanto antes para que a equipe interna possa realizar as adequações necessárias na sua empresa.
Você pode usar uma planilha para avaliar / identificar as “lacunas” existentes em um Sistema de Gestão da Qualidade em uma “auditoria de gap analysis“, parecida com essa da imagem abaixo, onde você pontuará os itens a serem verificados correlacionando os requisitos da versão 2008 comparando-as com a nova versão da 2015:

Depois é só calcular o “Gap” em cada requisito e verificar o quanto cada requisito está distante da sua realidade. Obviamente, você precisa entender e conhecer os requisitos para que consiga estabelecer planos de ação e fazer a transição para a ISO 9001:2015 aproveitando o sistema de gestão já estabelecido:

NOTA: Se você tem interesse em adquirir o meu modelo de planilha, entre em contato pelo site Simples Soluções.

Sobre o autor (a)

2 comentários em “Seu certificado versão 2008 da ISO 9001 ainda tem validade?”

  1. Helio Rocha

    As empresas, atualmente certificadas na versão 2008 da ISO 9001, no caso exemplificando, que tem o atual certificado, 2008, válido até abril de 2017, PODERÃO realizar um recertificação versão 2008, por exemplo, em abril de 2017?

    1. Poderão sim! Entretanto, a partir de setembro de 2018 a versão 2008 não valerá mais e você só conseguirá se certificar na versão 2015. Por isso é importante iniciar a transição o quanto antes, para que haja tempo de se adaptar as mudanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!