Blog da Qualidade

Rotatividade de Operários em Obras tem Solução

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

+ posts

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática com internet e muitas cartas na manga. Atualmente usa tudo que aprendeu sobre marketing online para construir seus próprios negócios online. Também presta consultoria estratégica e técnica para empresários e profissionais de marketing e vendas cansados de investir em ações fragmentadas.

A rotatividade de funcionários em obras de construção civil é um fantasma que tira o sono de muitos construtores. A maioria das empresas atendidas pela Templum Consultoria já teve a entrega de pelo menos uma obra comprometida pelo descaso dos funcionários ao trocar de empresa.

O que a maioria dos empresários não sabe é que o turn over está diretamente ligado a Gestão da Qualidade. A falta de organização do canteiro de obras é percebida pelo funcionário como falta de comprometimento da empresa, consequentemente, seu comprometimento com o empregador também é baixo.

A organização do canteiro de obras aumenta o orgulho do funcionário em fazer parte do negócio.

Quando o canteiro é bem sinalizado e possui áreas definidas para armazenagem de agregados, ferramentas e EPIs, a consciência dos operários muda e eles passam a utilizar corretamente as EPIs e a cuidar melhor dos equipamentos.

A pessoa que tem a oportunidade de trabalhar em uma empresa certificada dificilmente volta a trabalhar em um ambiente mal cuidado. Não que a remuneração não seja relevante, o dinheiro continua importante, mas deixa de ser o único fator na decisão.

Passou da hora de investir em qualidade!

Sugiro que você considere a implementação de um sistema eficiente de gestão de qualidade como o PBQP-H. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o investimento é acessível e o processo não é burocrático. Com a ajuda certa, você pode transformar o seu negócio em poucos meses resolvendo esse e muitos outros problemas.

Além disso, o certificado é uma ótima ferramenta de marketing. Em um mercado conhecido por falhas de execução e atrasos na entrega, o certificado dá ao cliente a segurança de que ele receberá o que contratou, com qualidade que ele espera e dentro do prazo combinado. Eu quero uma empresa assim para construir a minha casa. E você?

Sobre o autor (a)

4 comentários em “Rotatividade de Operários em Obras tem Solução”

  1. Margareth Paternostro

    Olá Ricardo! Realmente o turn over nas obras civis é um problema enorme hoje. O seu artigo é bastante pertinente, e realmente , a gestão de qualidade é importantíssima, a organização necessária, o se sentir fazer parte é louvável, mas acredito que funcione para construtoras de médio para grande porte, com mais recursos e em que a reposição é complicada, mas relativamente mais rápida. Como você vê essa questão nas pequenas construtoras e empreiteiras que acredito são muito mais impactadas por esse problema e que também fazem parte do cenário atual?

    1. Olá Margareth, eu defendo a ideia de que as pequenas empresas podem sim usar as mesmas práticas de gestão dos grandes e ganhar muito com isso, afinal, é muito mais fácil implementar um sistema de gestão da qualidade quando se tem poucos funcionários. Acho que sua pergunta merece um artigo novo. Para me ajudar a preparar um material útil pra você e outros leitores, eu gostaria de saber um pouco mais. Na sua opinião qual a maior dificuldade na reposição? Você já considerou a implementação do PBQP-H ou a ISO 9001 em sua empresa?

  2. INOVE Reformas & Construções

    Parabéns pelo artigo. Recomendamos a todos a leitura.

    Nos apresentando, a Inove atua na área da Construção Civil, especializada em Pintura e Textura. Trabalhamos com: Pintura Predial, Pintura de Galpão, Pintura Comercial, Pintura Residencial, Reformas e Construções.

    Acesse e confira: http://www.reformasinove.com.br

    Será um prazer recebê-los em nosso site.

  3. Faça parte da nossa rede profissional https://www.mestredobras.pt

    * Se necessita de um orçamento, vá a https://www.mestredobras.pt e carregue em “Pedir orçamento”.
    * Se quiser consultar os concursos públicos vá a https://www.mestredobras.pt/concursos-publicos
    * Aproveite e veja as nossas ultimas novidades no nosso blog em https://www.mestredobras.pt/blogue

    https://www.mestredobras.pt

    Facebook // https://www.facebook.com/portalmestredobras
    Instagram // https://www.instagram.com/mestredobras_portal/
    Twitter // https://www.twitter.com/PortalMobras
    Pinterest // https://www.pinterest.pt/mestredobras
    Google+ // https://www.plus.google.com/+MestredobrasPt
    Linkedin // https://www.linkedin.com/company/portal-mestre-de-obras

    A maior rede profissional no setor da construção e Remodelação. Peça orçamento, receba várias propostas, escolha a melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!