Blog da Qualidade

Qual é minha capacidade produtiva?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Em um de nossos posts, abordamos sobre o Planejamento da Capacidade e sua influência nos processos produtivos. Nossa objetivo agora é apresentar as formas de medir a capacidade, lembrando que “capacidade é a máxima produção ou saída de um empreendimento, ou seja, pode ser vista como o nivel máximo de atividade de valor adicionado que pode ser seguido, em condições normais de operação e por um determinado período de tempo”.
A capacidade pode ser vista como:

  • Capacidade do projeto (ou teórica): é aquela que o fornecedor ou fabricante dos equipamentos apresentam para o produto.
  • Capacidade efetiva (ou real): é aquela que o equipamento apresenta após o desconto de todos os tempos de parada necessários para que o equipamento ou o sistema implantado funcione adequadamente, que podem ser os tempos de manutenções programadas obrigatórias, os tempos de setup (preparação da máquina), os tempos de aquecimento da máquina ou do processo, os tempos de limpeza e de descontaminação, entre outros que fazem parte do processo.

 

COMO PODEMOS MEDIR A CAPACIDADE

A capacidade pode ser medida como toneladas de alumínio por dia ou ano, números de veículos por dia ou ano, numero de clientes atendidos por mês, numero de lugares disponíveis por dia (em aviões, por exemplo), etc. Não devemos nos esquecer que a capacidade está relacionada ao tempo.
Um outro aspecto que devemos destacar é que capacidade e volume não são a mesma coisa. A capacidade é o máximo que pode ser produzido e o volume de produção é o que se produz atualmente.
A definição do que deve ser tomado como base para a medida da capacidade, depende de seu foco, ou seja, se é uma empresa de produtos ou serviços. Em uma empresa de serviços, a capacidade é medida através do insumo mais critico ou mais restritivo utilizado na prestação do serviço. Nas empresas industriais, a capacidade é definida em função do volume de produção que é desejada.

EXEMPLO

Para determinar a capacidade, deve-se primeiro definir a forma de medi-la, considerando os aspectos de empresa multiprodutos (que trabalha com mais de um tipo de produto) e o tipo de empresa. Em seguida, deve-se verificar as horas de trabalho e se será considerado o pico da capacidade (produção máxima da empresa).
Toda empresa deve definir sua capacidade e a forma de medi-la, levando-se em consideração a demanda e a parcela de mercado que deseja atingir.

REFERÊNCIA

MARTINS, Petrônio G. LAUGENI, Fernando Piero. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 2006.

 

Sobre o autor (a)

2 comentários em “Qual é minha capacidade produtiva?”

  1. Reynaldo Chile

    Ate agora não existe uma padronização sobre as definições de capacidade, o que leva a calculos erroneos.
    Para alguns capacidade efetiva é o resultado do tempo disponível menos as paradas planejadas e a capacidade real, a diferençe entre a capacidade efetiva menos as paradas não planejadas. Na definição acima, capacidade efetiva é o mesmo que capacidade real. ao meu ver esta errado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!