Blog da Qualidade

Porque usar o BSC para gestão estratégica

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Letícia Jacob

Letícia Jacob

+ posts

Sou formada em Economia e trabalhei por um tempo no time comercial da ForLogic Software. Sou apaixonada por música e apesar de ser bem eclética meu grande ídolo é o Humberto Gessinger. Fique a vontade para conversar comigo no meu Linkedin.

As empresas mais sérias e comprometidas com o resultado possuem uma visão e metas para serem alcançadas a longo prazo, certo!? Esses objetivos são definidos, geralmente, em reuniões de planejamento estratégico e, depois, precisam ser colocados em prática e acompanhados. Esse acompanhamento é, de fato, a gestão estratégica.

Mas qual seria a melhor maneira de fazer o acompanhamento da estratégia? Aqui na Forlogic, nós usamos o BSC para fazer a gestão estratégica e alcançar os objetivos. Posso afirmar que fica bem mais fácil, bem mais visível, para todos entenderem o que está sendo alcançado e o que é preciso melhorar para se atingir os objetivos. No post de hoje, vou explicar porque, na minha opinião, o BSC  é uma das melhores formas de acompanhar a estratégia.

Tenha uma visão geral da empresa

Por meio das 4 perspectivas propostas pelo BSC: financeira, de clientes, de processos internos e de aprendizado e crescimento, você conseguirá ter uma visão geral de tudo que está acontecendo na sua empresa. Em cada uma dessas perspectivas, você poderá traçar objetivos e alinhar indicadores de desempenho para saber se tudo está indo de acordo com o planejado. Isso ajuda a garantir maior visão da estratégia.

Para ter um resultado ainda melhor e mais focado nos objetivos, outras metodologias também podem ser usadas como apoio ao BSC. Pode-se fazer planos de ação com o 5W2H (seja para quando algo não estiver indo bem ou para traçar novas ações que busquem atingir os resultados). Utilizar a análise de SWOT para conhecer ainda mais o contexto da empresa e para que você possa focar nas oportunidades ou atacar uma fraqueza.

Torne a estratégia mais visual

Como eu disse na introdução, com o BSC você conseguirá visualizar muito melhor a estratégia. Isso acontece, pois, a estrutura em que o BSC é montado cria o que chamamos de mapa estratégico.

Geralmente você vai montar seu BSC de cima para baixo, começando na perspectiva financeira e passando para outras perspectivas. Mas na hora da execução, é ao contrário, a última perspectiva é a que vai apoiar a que vem logo a cima dela e assim sucessivamente. Dessa forma, você tem um caminho visual a ser seguido, isso facilita a comunicação da estratégia.

O BSC é só uma ferramenta, ele não faz nada sozinho

De maneira geral, o BSC é uma ferramenta bem simples de trabalhar, porém é necessário ter alguns cuidados. Até mesmo para não cair na armadilha de ”delegar o planejamento da sua empresa para a ferramenta“ (roubei a frase do Jeison, haha). A meu ver, dois cuidados se destacam:

Não defina objetivos incoerentes

Você precisa definir objetivos que realmente estejam alinhados com a visão da sua empresa. Por exemplo: se sua empresa não tem como pretensão atuar no mercado internacional, talvez não seja tão coerente ter um objetivo estratégico da perspectiva de crescimento e aprendizado para que os colaborados sejam capacitados em outros idiomas.

Para definir bons objetivos, o ideal é que as lideranças estejam envolvidas no processo de definição. Quanto mais gente estiver envolvida, melhor! Pois mais informações serão levantadas, o que gerará maior reflexão e análise da empresa e seus objetivos.

Não defina os indicadores idiotas! =X

Os indicadores, na verdade, são uma espécie de coleta de informações para o BSC. Eles vão mostrar se o caminho para se alcançar os objetivos está ou não sendo trilhado de maneira correta.

Portanto você precisa definir indicadores que te evidenciem quais são os resultados dos esforços da sua organização. Os indicadores precisam mostrar para você o que é mais relevante e tornar possível que você altere os planos para alcançar sua estratégia. E se eles não forem alinhados com seus objetivos, seu acompanhamento irá por água abaixo!

O importante é a estratégia!

Independentemente de você usar o BSC ou não, o importante é que você acompanhe a estratégia da sua empresa. Digo isso, pois existem outras metodologias além do BSC.

Eu recomendo o BSC por achar ele mais fácil, prático e intuitivo. Por ele ter suas perspectivas pré-definidas, e dentro delas você só linkar os objetivos da sua empresa, será fácil acompanhar o que está sendo feito e como isso está impactando os resultados da sua empresa e a estratégia definida.

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!