Cultura organizacional

[PESQUISA] O que os profissionais querem saber sobre Qualidade em 2017?

pesquisa-o-que-os-profissionais-querem-saber-sobre-qualidade-em-2017

Imprimir artigo
No começo do ano, realizamos uma pesquisa aqui no Blog da Qualidade que buscou entender um pouco melhor o perfil dos profissionais da Qualidade no Brasil.

A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online e ficou disponível entre os dias 09 de janeiro e 16 de fevereiro deste ano. Os resultados foram muito interessantes, revelando bastantes informações sobre os problemas e as dificuldades enfrentadas por quem trabalha com qualidade.

Basicamente, a pesquisa foi dividida em 2 etapas. Na primeira delas, havia 4 perguntas objetivas, que questionavam acerca da quantidade de colaboradores ou sobre certificações por exemplo. A segunda etapa era constituída de 3 perguntas subjetivas, em que os profissionais poderiam escrever livremente sobre os assuntos propostos.

Neste post, falarei um pouco sobre as perguntas subjetivas, sobre como as repostas de cada pergunta estão interligadas e compõem a realidade que os profissionais vivem diariamente.

1 – Se você pudesse fazer apenas UMA pergunta sobre ter resultados efetivos na Gestão da Qualidade, o que você perguntaria?

se-voce-pudesse-fazer-uma-pergunta

Se os profissionais da qualidade pudessem ter uma dúvida solucionada, 27,1% deles teriam perguntado sobre o engajamento, sendo 17,10% sobre como engajar os colaboradores, 6,0% sobre como engajar a diretoria e 4,0% sobre como implantar a Cultura da Qualidade, o que está diretamente ligado a relação das pessoas com o SGQ.

É interessante perceber que mesmo com todas as mudanças propostas pela ISO 9001:2015, ainda não se conseguiu inserir nas empresas uma metodologia eficaz de engajamento. As pessoas sabem o que é e qual é a importância de engajar, mas, como as próprias respostas mostram, o desafio aí está no “como fazer” ou no “como engajar” as pessoas.

Acredito que o problema seja, em partes, algo que não apareceu no top 10 de preocupações. A ISO 9001:2015 trouxe à tona 2 itens específicos e que são a principal ferramenta para o engajamento: o 7.3 Conscientização e o 7.4 Comunicação.

Para mim, a comunicação bem trabalhada leva à conscientização que, consequentemente, leva ao engajamento. Como a comunicação é um grande problema para a maioria das empresas, o engajamento falha antes mesmo de “começar”. Isso acontece porque os profissionais da Qualidade não conseguem usar o seu tempo para comunicar, talvez por não compreenderem como uma comunicação constante gera engajamento.

2 – Qual a sua maior frustração em relação aos resultados da Qualidade na sua empresa?

qual-sua-maior-frustracao

A segunda pergunta aberta confirma ainda mais a dificuldade enfrentada quando o assunto é o engajamento, pois todas as respostas estão, de certa forma, ligadas a ele. Seja em aspectos que dificultam engajar as pessoas, como a visão de que a Qualidade é apenas um meio de obter um certificado (3,6%), ou são fruto da falta de engajamento, como o descaso com a Qualidade (4,4%).

Muitas respostas acabaram por focar na cultura da qualidade como meio de resolver o problema do engajamento. Entretanto, acredito que a ausência de uma cultura ideal para a Qualidade, na verdade, é o resultado de um trabalho que não tem sido feito corretamente. Você não altera diretamente a cultura, você promove ações que, passo a passo, transformam o modo de agir e pensar das pessoas, ou seja, transformam a cultura.

E é aí que a comunicação entra! Primeiro é preciso comunicar as pessoas sobre a participação delas no SGQ, sobre a importância delas na empresa e nos resultados, pois é isso que vai conscientizá-las de que o trabalho que elas realizam impacta toda a organização.

Depois de conscientizadas, elas vão querer por si próprias agir para a melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade, vão buscar conhecimentos, adquirir habilidades e vão se esforçar para melhorar os processos em que atuam naturalmente, pois estarão desejando os resultados que a Qualidade pode entregar. E isso é estar engajado!

Resumindo: você não muda a cultura para engajar as pessoas, você engaja as pessoas para que a cultura da sua empresa mude.

3 – O que você gostaria de ler no Blog da Qualidade em 2017?

o-que-voce-gostaria-ler-no-blog-da-qualidade

A falta de compreensão que citei no tópico anterior pode trazer uma confusão quanto as prioridades para o profissional da Qualidade, e isso fica evidente ao analisarmos as respostas da terceira pergunta.

Enquanto o engajamento foi o tópico mais abordado nas duas perguntas anteriores como principal dor, aqui ele aparece apenas no 3º lugar com engajamento da diretoria, e em 6º com engajamento dos colaboradores. Isso deixou a gente um pouco confuso aqui no blog ao analisar a pesquisa. Nós esperávamos que o engajamento fosse o tema mais pedido na terceira pergunta, mas somando as respostas relacionadas ao engajamento (3ª, 6ª e 10º posições), apenas 16% das pessoas sugeriram esse assunto.

Eu, por exemplo, esperava que a Conscientização e a Comunicação também estivessem entre os temas mais pedidos, assim como a cultura. A cultura até apareceu, mas em penúltimo lugar. Já a conscientização e a comunicação não chegaram a entrar no ranking.

No entanto, a transição ISO 9001:2015 ser o assunto mais pedido é perfeitamente compreensível, já que estamos a aproximadamente 1 ano do prazo final de migração e muitas empresas ainda não iniciaram o processo.

 

No geral, eu fiquei bastante feliz de saber que os profissionais da Qualidade estão preocupados com o engajamento. Eu acredito que engajar as pessoas é o que mais trará sucesso à Gestão da Qualidade de uma empresa. Engajar é dar sentido às coisas, e as pessoas trabalham muito melhor quando compreendem o sentido do que estão fazendo.

Mesmo que o engajamento ainda seja uma questão que cause certa confusão no pessoal da Qualidade, acredito esse é o caminho. As pessoas já sabem o que fazer. Com muito estudo e mão na massa, certamente desenvolverão o como fazer e encontrarão um meio de engajar as pessoas.

Não há métodos que determinem o como, ele é especifico de cada organização, pois cada empresa tem sua cultura e terá de avaliar seu contexto para entender a melhor forma agir. A Qualidade deve estar completamente envolvida nesse processo de consolidação da cultura.

 

Além desse post, lançamos nosso 5º Qualicast (Nosso podcast sobre Qualidade) comentando essa pesquisa em áudio e elaboramos um ebook para quem quiser ver tintim por tintim como a Qualidade está se saindo nas empresas brasileiras. Faça o download do eBook e acesse o Qualicast clicando nos botões abaixo:

qualicast

Ebook-pesquisa-blog-da-qualidade

Autor

Comentários

Posts relacionados

o-que-sao-partes-interessadas
← Post mais recente
ISO 9001:2015 – O que são partes interessadas?