Blog da Qualidade

O que meu pai me ensinou sobre Qualidade

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Monise Carla

Monise Carla

+ posts

Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.

Se você começar a pensar sobre as pessoas que você conhece, você pode concluir que há várias delas que te ensinaram sobre qualidade. Neste domingo, dia 09 de agosto, vamos comemorar o Dia dos Pais, e por isso quero falar um pouco das lições que aprendi com meu pai sobre Qualidade.
Meu pai não trabalha com gestão da qualidade ou com procedimentos e normas, mas hoje, com um pouco mais de maturidade, consigo fazer conexões de coisas que ele me ensinou e valem para qualidade.

Competências

Meu pai sempre foi um grande incentivador dos estudos. Acho que nenhum professor conseguia nos incentivar tanto quanto meu pai. Ele fazia no mínimo 3 tipos de incentivos:
Moral: aquelas 30 mil vezes que eu tive que ouvir o discurso clássico “você precisa estudar para ser alguém na vida”.
Pelo exemplo: quando eu ainda era pequena, meu pai voltou para o ensino médio e só parou de estudar quando concluiu o ensino superior. Era rotina vê-lo estudando até tarde da noite ou nos finais de semana.
Disponibilizando recursos: os recursos financeiros eram importantes, quando precisávamos comprar livros ou coisas do tipo, mas o principal era o recurso tempo! Toda vez que ele separava um tempo para me ajudar na tarefa de matemática, ele me ajudava a avançar nos conhecimentos e me mostrava como o meu aprender era importante para ele.

Tomada de decisão baseada em fatos e dados

Lembro que meu pai queria saber quando tínhamos provas e trabalhos para nos cobrar o estudo. Ele imprimiu uma tabela com os campos: Matéria, Assunto e Data. Deu uma para mim e para meu irmão, e colou em um lugar visível dos nossos quartos. Todo fim de semana ele dava um jeito de ir lá dar uma olhada, assim decidia se poderíamos gastar todo nosso tempo brincando ou não. Eu entendia que aquilo também me ajudaria a lembrar das coisas que eu tinha que fazer, mas meu irmão não preenchia a tabela, o que virava uma boa conversa sobre valores. Além disso ele via nossas notas e coletava os feedbacks das professoras para conseguir nos dar críticas direcionadas e concretas. Mesmo que às vezes ele não pudesse ir à reunião de pais e mestres, ele sempre pedia um relatório do que aconteceu para minha mãe. Por mais que reclamássemos da cobrança, era muito legal ter uma nota alta para mostrar no fim do bimestre.

Bom relacionamento com fornecedores

Meu pai sempre respeitou todos os seus fornecedores. Os funcionários do supermercado, açougue, o leiteiro, o pedreiro, não importa. Ele sempre se esforçava para pagá-los no tempo certo, conversava agradavelmente com eles quando possível, para manter o bom relacionamento. Não conheço alguém que não queira atender meu pai em algum produto ou serviço na cidade, ele sabe ser um bom cliente!

Foco no cliente

Eu, minha mãe e meu irmão éramos os clientes do meu pai. Afinal, ele trabalhava e se esforçava para que sempre estivéssemos alimentados, vestidos e seguros, então sempre buscava alternativas para deixar nossa casa em ordem. Mesmo assim, minha mãe conta história de quando eu tinha 3 anos, mais ou menos, e eu perguntei para o meu pai “nós estamos pobres?, meu pai assustado disse “Por quê?”, eu respondi Não tem bolacha recheada! meu pai riu. Mais tarde ele comprou bolacha recheada e entregou pra mim e disse que, realmente, não éramos ricos, mas que bolacha recheada teria! Pra mim, não ter bolacha recheada era sinal de crise, meu pai ouviu minha preocupação e me tranquilizou quanto aquilo, isso fez com que eu continuasse confiando nele. Foco no cliente.
Eu poderia dar mais exemplos ou contar mais histórias, porém a grande mensagem aqui é que qualidade de verdade não tem a ver apenas com o contexto profissional, está ligado principalmente aos valores. Pessoas fora do campo profissional da qualidade podem nos ensinar lições importantes, como essas que aprendi com meu pai, e que hoje, com grande orgulho posso aplicar no contexto corporativo.

Sobre o autor (a)

8 comentários em “O que meu pai me ensinou sobre Qualidade”

  1. Luiz Augusto Andrade

    Monise, que testemunho fantástico! Seu depoimento me fez repensar muitas coisas sobre meu papel como Pai. Muito mais que ter padrões de qualidade no meio corporativo, é você conseguir desenvolver em seus filhos uma admiração através do cuidado, pra que na vida adulta ele possa compartilhar e entender conceitos, valores que aprendeu dentro de casa com seu Pai! Parabéns Monise, Parabéns!!!

  2. Luiz Carlos Irene

    Como pai, principalmente da Monise. me sinto honrado. porque o pouco que pude fazer pra ela, em meio a minha corrida profissional, vejo agora florescer e frutificar. Muito obrigado filha. Com esse texto você, é quem merece os parabéns. Te amo.

  3. Camila Cristina

    Mesmo sem o conhecer, eu fico tentando imaginar a expressão do teu pai ao ler este artigo. Caraca! Pra mim, o melhor de todos até agora. Parabéns!

  4. edvaldo.andrade@lobolog.com.br

    Parabéns pelo super pai. Espero ser ao menos metade desse paizão que você teve!!!!!!

  5. Juliano Rodrigues Ramos

    Parabéns Monise. E ao seu pai também! Linda homenagem! E excelente analogia de conceitos de gestão com esta realidade tão verdadeira que é o amor de pai pra filho!

  6. Renato Godinho

    Se pelos frutos conhecemos a árvore, fácil afirmar que seu Pai é alguém fora da curva!
    Parabéns Monise e Luiz pelo aprendizado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!