O que é Não Conformidade?

Uma não conformidade está relacionada a processos que geraram resultado insatisfatório, ou seja, produtos não conformes, que não atendem determinado requisito como, por exemplo, no caso de normas como a ISO 9000:2008, ISO 14001, ISO/IEC 17025 entre outras.

Para que os processos não gerem produtos não conformes, as empresas adotam cada vez mais sistemas de gestão, como a norma ISO 9001, que proporciona a padronização dos métodos e práticas de uma organização evitando assim produtos fora dos requisitos esperados pelos clientes.

nao conformidade

Diferença entre Não Conformidade e Defeito

É comum algumas pessoas confundirem não conformidade, com defeito, mas os mesmos não são sinônimos. Todo defeito é uma não conformidade, mas nem toda não conformidade representa um defeito. O produto não conforme é o resultado de um processo que gerou determinado item fora do esperado, isto é, o não atendimento completo de um requisito. O defeito é mais específico e pode ser definido como o não atendimento de um requisito relacionado ao uso pretendido ou especificado do produto. Uma não conformidade não afeta seu uso do produto, ao contrário do defeito. Resumindo, um defeito torna o produto impróprio para utilização, a não conformidade apenas diz que ele está fora do padrão esperado.

Melhoria contínua

Os sistemas de gestão contam com várias ferramentas que podem ser usadas para a gestão de não conformidades e melhorias de processos, pois através de sua gestão eficaz podemos criar estratégias que evitem sua reincidência, gerando vantagem competitiva para a organização e apontando caminhos para a melhoria contínua.

Na gestão das não conformidades é possível identificar pontos de melhoria que podem aperfeiçoar os processos ou métodos de trabalho. A melhoria contínua é a busca da perfeição, indo além dos conceitos de qualidade que é sempre fazer corretamente o trabalho, mas tendo como objetivo satisfazer os clientes internos e externos.

Mas é preciso tratar as não conformidades?

Sim, é fundamental. A empresa precisa estabelecer metas para garantir sua sobrevivência através de um plano estratégico que garanta a correção das não conformidades. As ferramentas da qualidade atuarão nas suas causas fundamentais, eliminando, revendo, verificando e registrando as não conformidades e conduzindo sua análise. Atuando nas causas das não conformidades elas não ocorrem, e a empresa segue seu curso normal, sem gastar tempo e recurso em correções.

REFERÊNCIAS

CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Nova Lima: INDG, Tecnologia e Serviços Ltda, 2004.

HARRINGTON, James. Aperfeiçoando processos empresariais. Makron Books, Editora, São Paulo, 1993.

MARSHALL JUNIOR, Isnard et al. Gestão da qualidade. 9. Ed., Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.

MELLO, Carlos Henrique Pereira et al. ISO 9001:2000: Sistema de Gestão da Qualidade para Operações de Produção e Serviços. São Paulo: Atlas, 2002.

Autor(es): Jeison Arenhart De Bastiani

              Camila Sotero

Sobre o(s) autor(es)

Camila Sotero
Camila Sotero
Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, atualmente produtora jornalística na empresa Rádio Graúna FM.
Jeison
Jeison Arenhart De Bastiani
Diretor Executivo da ForLogic Software, um dos criadores do Qualiex, editor do "Blog da Qualidade, é Tecnólogo em Sistemas de Informação, Especialista em Gestão da Produção e Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR. Mais informações sobre mim através do twitter @jeisonab, Facebook ou do Google+.
  • Marcelo Ozório Gonçalves

    Boa noite, trabalho na construtora camargo corrêa na area de qualidade, e temos algumas duvidas com relação de tipos de não conformidades: como definir uma não conformidade se a não conformidade é de produto ou de processo?

    • http://www.qualiex.com.br Jeison

      Olá Marcelo, tudo bem?

      vamos dividir sua pergunta em duas, primeiro: “como definir uma não conformidade”?
      para você definir uma NC, você deve ter uma norma, ou um requisito que não foi atendido. Algo que deveria sair de uma forma, e saiu de outra. Cuidado com a ilusão, “aqui sabemos como a coisa deve ser feita”, então é simples, escreva isso, faça disso uma instrução de trabalho ou um procedimento. É muito mais fácil apontar uma NC baseada em um requisito que estava documentado e não foi atendido.

      Segundo ponto: “a NC é de produto ou de processo”?
      A evidência que a NC ocorreu, é um produto, ou um serviço, fora do padrão esperado. Geralmente, quando isso ocorre, e uma NC é identificada, você deve atacar a causa raiz do problema, que pode ser, qualificação de pessoal, qualidade da matéria prima, ou mesmo chegar a modificar o “processo”. O grande objetivo da gestão das NCs é melhorar os processos.

      Marcelo, espero que eu tenha ajudado, o que escrevi está longe de ser a “verdade absoluta” mas é um caminho.
      Consegui ajudar? Por gentileza, continue compartilhando com a gente suas dúvidas!
      Abraços,

  • Amanda Kernen

    Oii, bom, dia, faço curso técnico em segurança do trabalho e preciso fazer um trabalho, sobre nao conformidades em algum setores de uma empresa de cosméticos, mas nao estou achando.. gostaria de saber se podem me ajudar com isso, os setores são: Produção,
    Transporte do produto, Empacotamento, Separação do produto, Mistura, Aromatização, Rotulagem, Armazém Enchimento do produto, Colagem da tampas.

    • http://www.forlogic.net/ Jeison Arenhart De Bastiani

      Bom dia Amanda, para isso você deve identificar uma empresa na área que você mencionou e entrar em contato com a equipe de controle da qualidade.

      Eu pessoalmente não possuo nenhum contato em empresas de Cosméticos, mas não conformidades podem ocorrer em todo processo produtivo, claro que cada empresa, tem suas características e peculiaridades.

      Continue compartilhando suas dúvidas,
      um forte abraço.

  • João Almeida

    Excelente artigo!

  • Joaquim Silva

    E como é sempre bom ter um mecanismo que permita determinar fontes e custos das não conformidades e claro para quem possa interessar aqui fica um software gratuito usado na nossa empresa

    phkapa.phalakaline.eu

  • Andrey

    Olá. Pode me ajudar? Pode me dar um exemplo prático como posso efetuar a descrição completa de uma não conformidade, contemplando as três partes características de uma descrição de não conformidade. Grato

    • ADRIANO TORRES

      Boa tarde Andrey!
      Acho que entendi a sua pergunta. Vou resumir, mas caso você queira mais informações entre em contato comigo no meu e-mail abaixo. Respondendo a sua pergunta você deve descrever a NsC (exemplo: foi enviado ao cliente um lote de tubos com diâmetro maior que o específicado xx mm), descrever a ação imediata (exemplo: Foi enviado ao cliente um novo lote com o diâmetro correto e retirado o lote com diâmetro errado), determinar a causa (exemplo: A máquina APMT 1 estava desregulada causando variação no diâmetro) e por fim identificar a(s) ação(ões) a serem realizadas e seus respectivos responsáveis (exemplo: Adriano Torres – Encarregado de produção – Realizar calibração das máquinas de corte).

      Andrey foi muito resumido e espero ter ajudado, conforme dito anteriormente em caso de dúvidas entre em contato comigo e inscreva-se no meu canal do youtube: https://www.youtube.com/channel/UCIQ_CeDhXZDc8BEaMFFXi0g

      Adriano Torres, MBA, CAPM®
      adrianopaulo2307@gmail.com

  • Bruno Silva

    Agora uma outra questão que também chega a ser um problema para o Sistema da Qualidade. Como definir se a Não Conformidade é de SISTEMA – PROCESSO – PRODUTO. Na empresa que trabalho tudo para a liderança é PROCESSO mesmo quando uma análise é realizada e indica que é PRODUTO. Espero que me ajudem.
    Gostei muito da forma tratada por vocês através do site. Estarei sempre indicando para outros a leitura do site.
    Abraços.

  • Rafael Lima

    Olá, Boa Tarde !
    Sou parte integrante das aberturas de não-conformidades na empresa que trabalho, e sempre encontramos dificuldade em encontrar uma ação corretiva quando se trata de um produto do fornecedor, e poucas opções para trocar de fornecedor. Será que alguem poderia dar uma ideias nas ações p/ serem tomadas nesses casos?

    • ADRIANO TORRES

      Boa tarde Rafael! Espero poder te ajudar!

      O seu problema é bem comum e muito complexo, mas vou te dar uma dica que comigo deu certo.

      Marque uma reunião com o seu fornecedor e o incetive a fazer parte do seu SGQ, pois como bem sabemos é um sistema, logo o fornecedor é uma parte interessada e deve estar a par do mesmo. Realize uma auditoria para você verificar como é o processo e as atividades do seu fornecedor, faça uma avaliação e mostre ao teu forncedor como o processo dele está e como pode ficar, junto com estas informações mostre para ele números $$$ como benefício.

      Espero ter ajudado. Qualquer coisa entre em contato comigo:
      adrianopaulo2307@gmail.com

      Aproveite e inscreva-se no meu canal do youtube para ficar por dentro das informações e mais a frente falarei sobre NC na prática: https://www.youtube.com/channel/UCIQ_CeDhXZDc8BEaMFFXi0g

      Adriano Torres, MBA, CAPM®