Cultura organizacional

Não existe Sistema de Gestão da Qualidade em uma empresa de líderes fracos…

Mr. Burns, Os Simpsons

Imprimir artigo
O CQI (Chartered Quality Institute) escolheu como tema do Dia Mundial da Qualidade desse ano celebrar a liderança diária, em inglês “Celebrating Everyday Leadership”. Eu fiquei muito contente com a escolha, pois acredito que é a liderança que vai puxar todo o SGQ pra frente, que ela é responsável pelo sucesso do SGQ.

Nesse texto, gostaria de falar um pouco sobre isso, sobre a importância que a liderança tem para alcançar os resultados do SGQ e também para divulgar o eBook que nós escrevemos para a Semana da Qualidade (nosso evento em homenagem ao Dia Mundial da Qualidade).

Por que a responsabilidade é dos líderes?

Antes de continuar, quero deixar uma coisa muito clara: a responsabilidade sobre a Qualidade é de TODOS, sem exceção.

Dito isso, talvez você esteja pensando: “Mas, Davidson, isso é contraditório, não bate com o título do texto”. Então vou explicar.

A Qualidade não pode existir em uma ou outra tarefa, ela é inerente a todos os processos e todas as atividades da empresa, então ela é responsabilidade de todos! Mas, a meu ver, os líderes são a chave para que ela realmente esteja em tudo.

Isso acontece porque são eles que direcionam as tarefas, são os líderes que ajudam a manter a empresa no rumo da estratégia escolhida e são eles quem vão ajudar os colaboradores a priorizar as coisas. Quando o líder não prioriza a Qualidade, ele provavelmente não vai deixar as pessoas priorizarem também.

Então é só uma questão de priorização?

Absolutamente não!

Uma parte extremamente importante da priorização é arranjar tempo para discutir os problemas com a equipe, e se o líder não fizer isso, a Qualidade simplesmente não vai estar em foco nunca

É mais ou menos como aquele indicador que você nunca analisa, não coleta direito, e aí nem sabe se o processo está dando resultado. A Qualidade precisa ser sempre discutida, trabalhada, comunicada, porque é isso que gera conscientização. Eu estou adorando ajudar na organização da nossa Semana da Qualidade, mas eu ficaria extremamente incomodado se nós só falássemos sobre o assunto uma vez por ano.

Nós temos uma cultura de engajamento muito forte aqui na Forlogic, e isso acontece porque temos lideranças que sempre puxam o assunto, que ajudam a manter a empresa no clima, principalmente por meio do exemplo.

E quem são os líderes do Sistema de Gestão da Qualidade?

É aqui que as coisas ficam interessantes. Porque é comum pensar que “líder” é o cara que está no topo do organograma. A Alta direção é vital para a Qualidade, é ela quem vai dar o impulso para que tudo possa acontecer, e não tem como implantar um SGQ se a direção não quiser. Isso é um fato.

Porém, liderar vai muito além da Alta Direção. Ter uma Liderança Transformadora, é ter várias pessoas que entendem e ajudam o SGQ a ser melhor todos os dias. E isso quer dizer que o seu gestor de Vendas é um líder da Qualidade, que o cara do RH é o gestor de pessoas da sua Qualidade e que o líder do Marketing tem de te ajudar a engajar os seus colaboradores da sua empresa (endomarketing, né?).

E tem mais, sabe aquele cara da produção que ensina todo mundo a fazer as coisas bem-feito, que ajuda a resolver as coisas e que todo mundo procura na hora do aperto? Ele também é um líder da Qualidade, e o seu papel, como líder transformador, é mostrar isso para ele.

Não é fazer sozinho, é ser responsável pelo resultado

Não importa seu cargo, função ou atividade, você tem de ajudar a Qualidade a ser o sempre maior e melhor na sua empresa, e isso é ser líder. E para isso você vai precisar de mais pessoas, mesmo que você seja a pessoa mais bem-intencionada do mundo, nada vai acontecer se você estiver sozinho. A Qualidade é uma cultura que se constrói coletivamente.

Nós fizemos uma pesquisa aqui no blog, e muita gente respondeu que se sentia frustrada por “estar implantando a qualidade sozinha”, se isso estiver acontecendo com você mantenha a calma e entenda que você precisa conquistar as pessoas aos poucos. Se você for o único que leva a Qualidade a sério na sua empresa (o que eu acho até meio difícil de acontecer, mas…) e amanhã conseguir engajar mais uma pessoa, você já aumentou o engajamento em 100%.

😉

Esse artigo é só um milésimo (ou menos) de tudo o que pode ser dito sobre liderança e da experiência que tenho todos os dias aqui na Forlogic com as lideranças da empresa. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, entendendo como a ISO 9001:2015 ajuda nesse processo e sobre como os nossos líderes pensam e agem, baixe agora o eBook Liderança transformadora, acredite, vale a pena ler!

Autor

Comentários

Posts relacionados

release-o-que-rolou-na-segunda-feira-da-semana-da-qualidade-II
← Post mais recente
[RESUMO] O que rolou na segunda-feira da Semana da Qualidade (06/...