Matriz de Prioridade

A Matriz de Prioridade é uma ferramenta utilizada para selecionar os problemas ou causas que apresentam maior prioridade, diante das condições próprias, customizadas e da especificidade do processo. É utilizada na priorização das estratégias, tomadas de decisão e solução de problemas de organizações e projetos.

Passos para a Construção da Matriz de Prioridade

  • Identificar os problemas ou causas que farão parte da matriz.
  • Definir os critérios que serão avaliados, levando-se em conta as características do processo.
  • Definir qual escala será utilizada para atribuir pesos aos critérios avaliados.
  • Construir a matriz.
  • Multiplicar todos os pesos atribuídos aos critérios diante de cada problema e o que apresentar maior valor será o prioritário

A matriz de prioridade apresenta como critério a melhoria do processo global, viabilidade econômico-financeira e rentabilidade/resultados.

Construção de uma Matriz de Prioridade: Um exemplo

1 Problemas selecionados: o primeiro passo  é a seleção dos problemas encontrados, que em nosso exemplo são: 1- demora em servir o café; 2- demora em atender o telefone; 3- demora em lavar a roupa.

2 Definição dos critérios: utilizaremos a matriz GUT para definir os critérios. A sigla GUT significa: (G = gravidade; U = urgência; T = tendência). Cada critério deverá ser conceituado de forma própria e de acordo com as características do processo e da realidade da empresa, como: gravidade diante do objetivo final (G); urgência para diminuir o problema diante das condições estruturais, operacionais e financeiras (U); tendência de ocorrer o problema diante das condições estruturais e operacionais (T).

3 Definição da escala: será utilizada a escala de 1 a 5, sendo que 1 significa a menor prioridade e 5 a maior.

4 Multiplicar os pesos e identificar a hierarquia das prioridades: após a multiplicação dos critérios, identificamos a demora em atender o telefone com maior prioridade (75 pontos) e a demora em lavar a roupa com menor prioridade (18 pontos), conforme mostra a tabela abaixo:

O resultado apresentado pela matriz GUT tem como objetivo apontar as prioridades, orientando a organização para as ações a serem tomadas em prol da melhoria dos processos.

 

REFERÊNCIA

RODRIGUES, Marcus Vinicius. Ações para a qualidade: GEIQ, gestão integrada para a qualidade: padrão seis sigma, classe mundial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.

WIKIPÉDIA, A enciclopédia livre. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/GUT Acesso em 10/08/12.

 

Autor(es): Rosemary Martins

Sobre o(s) autor(es)

Meire
Rosemary Martins
Administradora de Empresas, Pós-graduada em Comportamento Organizacional e Recursos Humanos, Mestre em Engenharia da Produção e Sistemas. Você também pode encontrar mais informações sobre meus posts no meu perfil do Google+
  • TATIANA

    E SE AS PRIORIDADES FOREM IGUAL EM TRES CASOS COMO POSSO CLASSIFICAR COMO PRIMEIRA SEGUNDA E TERCEIRA PRIORIDADE DE ACORDO O MESMO NUMERO DE CASSIFICADOS

    • Monise Carla

      Tatiana, você terá que fazer uma análise mais profunda de cada atividade, se você colocar nota máxima em todas as atividades não vai funcionar. Separar as ações mais urgentes e defina prazos mais próximos pra elas, mas é você quem vai fazer a análise profunda do que é realmente MUITO urgente, essa matriz só organiza as ideias.