Matriz de Prioridade

A Matriz de Prioridade é uma ferramenta utilizada para selecionar os problemas ou causas que apresentam maior prioridade, diante das condições próprias, customizadas e da especificidade do processo. É utilizada na priorização das estratégias, tomadas de decisão e solução de problemas de organizações e projetos.

Passos para a Construção da Matriz de Prioridade

  • Identificar os problemas ou causas que farão parte da matriz.
  • Definir os critérios que serão avaliados, levando-se em conta as características do processo.
  • Definir qual escala será utilizada para atribuir pesos aos critérios avaliados.
  • Construir a matriz.
  • Multiplicar todos os pesos atribuídos aos critérios diante de cada problema e o que apresentar maior valor será o prioritário

A matriz de prioridade apresenta como critério a melhoria do processo global, viabilidade econômico-financeira e rentabilidade/resultados.

Construção de uma Matriz de Prioridade: Um exemplo

1 Problemas selecionados: o primeiro passo  é a seleção dos problemas encontrados, que em nosso exemplo são: 1- demora em servir o café; 2- demora em atender o telefone; 3- demora em lavar a roupa.

2 Definição dos critérios: utilizaremos a matriz GUT para definir os critérios. A sigla GUT significa: (G = gravidade; U = urgência; T = tendência). Cada critério deverá ser conceituado de forma própria e de acordo com as características do processo e da realidade da empresa, como: gravidade diante do objetivo final (G); urgência para diminuir o problema diante das condições estruturais, operacionais e financeiras (U); tendência de ocorrer o problema diante das condições estruturais e operacionais (T).

3 Definição da escala: será utilizada a escala de 1 a 5, sendo que 1 significa a menor prioridade e 5 a maior.

4 Multiplicar os pesos e identificar a hierarquia das prioridades: após a multiplicação dos critérios, identificamos a demora em atender o telefone com maior prioridade (75 pontos) e a demora em lavar a roupa com menor prioridade (18 pontos), conforme mostra a tabela abaixo:

O resultado apresentado pela matriz GUT tem como objetivo apontar as prioridades, orientando a organização para as ações a serem tomadas em prol da melhoria dos processos.

 

REFERÊNCIA

RODRIGUES, Marcus Vinicius. Ações para a qualidade: GEIQ, gestão integrada para a qualidade: padrão seis sigma, classe mundial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.

WIKIPÉDIA, A enciclopédia livre. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/GUT Acesso em 10/08/12.

 

Autor(es): Rosemary Martins

Sobre o(s) autor(es)

Meire
Rosemary Martins
Administradora de Empresas, Pós-graduada em Comportamento Organizacional e Recursos Humanos, Mestre em Engenharia da Produção e Sistemas. Você também pode encontrar mais informações sobre meus posts no meu perfil do Google+