Sistemas de gestão

ISO 9001:2015: presságio de morte dos Procedimentos?

iso 9001 2015

Imprimir artigo
A norma ISO 9001:2015 traz como uma das principais mudanças a maior flexibilidade nas exigências sobre procedimentos documentados, o manual da qualidade não será mais obrigatório. Isso significa que todo trabalho gasto na elaboração de procedimentos foi perdido?

Na minha opinião essa mudança traz a oportunidade de repensarmos como repassar o conhecimento, como treinar as pessoas nos processos de uma maneira menos burocrática e mais dinâmica. Com a informatização cada dia maior dos processos, o detalhamento dos procedimentos começa a ser reduzido, pois os próprios sistemas de informação induzem o indivíduo a execução sistêmica do processo.

Muitas vezes os procedimentos possuem detalhamentos desnecessários ou a falta de informações primordiais. Os profissionais mais experientes dificilmente consultam os procedimentos, pois já estão familiarizados com o processo, já os que acabaram de ingressar na empresa são sobrecarregados de leitura, isso torna a integração pesada e muitas vezes ineficiente.

A documentação é importante para a organização, principalmente quando se trata de novos colaboradores, para evitar a total dependência de outros colaboradores para a execução dos processos, mas como tudo na vida, a diferença entre o veneno e o remédio é a dose, temos que balancear as práticas para repassarmos as informações e nos atentarmos cada vez mais em gerir o conhecimento existente na organização.

É necessário parar e pensar como podemos melhorar, talvez com mais treinamentos presenciais, a informatização dos processos, programas com tutores, vídeo-aulas, enfim, isso vai variar de empresa para empresa, mas com certeza a mudança da norma trarão várias boas ideias a serem aplicadas.

Autor

Comentários

Posts Relacionados

sua-empresa-sistema-imunologico
← Post mais recente
Sua empresa precisa de um sistema imunológico!