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A Geração do Conhecimento na Empresa

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Juliana Geremias

Juliana Geremias

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Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Continuando nossa abordagem sobre gestão do conhecimento, vamos falar a respeito de como ele é criado na empresa. Mas primeiro, vamos relembrar os seus diferentes tipos:

  • Conhecimento implícito ou tácito: não pode ser transmitido por documentos escritos e está presente no cérebro humano. Só pode ser transferido (e mesmo assim com dificuldade) por transmissão oral ou por observação das atividades e práticas. Ex.: o talento de Mozart, a habilidade de um surfista, etc.
  • Conhecimento explícito ou codificável: pode ser armazenado fora do cérebro humano, por exemplo, em livros, computadores, CDs, etc. Pode ser expresso em palavras, números e facilmente comunicado e compartilhado.

O conhecimento implícito ou tácito também é conhecido como ?capacidade? e o explícito ou codificável como ?ideia?, o explícito é público e o implícito só pode ser utilizado por quem o detém.
O maior problema enfrentado pelas empresas nos dias atuais é estruturar o seu conhecimento para saber quem o detém dentro da organização, onde e como está armazenado, e como pode ser recuperado, além de onde, como, por quê, para quê e por quem foi utilizado e quais foram as consequências de seu uso. Quem já não teve a experiência de procurar algo que estava ao seu lado, ou de pesquisar algo que já foi realizado.
Gerar novos conhecimentos não é apenas uma questão de aprender com os outros ou adquirir conhecimentos externos, pois o conhecimento deve ser construído por si mesmo, através da interação entre os membros da organização. Não existe nenhum departamento na empresa responsável pela geração do conhecimento, pois o conhecimento é produto da interação de todos os funcionários da organização.
A interação entre os conhecimentos implícito e explícito traz consigo o crescimento econômico, pois as muitas e boas ?ideias?(conhecimento explícito) são inúteis se não houver as ?capacidades?(conhecimento implícito) necessárias para as utilizar.
Quando as empresas participam da criação do conhecimento, estão contribuindo para a geração de um novo modo de produção de conhecimento, e com isso, trazendo resultados compensadores para seus processos.

REFERÊNCIA
REIS, Dálcio Roberto dos. Gestão da inovação tecnológica. Barueri, SP: Manole, 2008.

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