Blog da Qualidade

Ferramentas da Qualidade: Você sabe usar?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Atualmente existem inúmeras ferramentas da Qualidade, cada qual com um propósito específico, onde algumas são utilizadas para:

  • resolver problemas a partir de uma causa identificada;
  •  elevar o nível de desempenho de uma operação;
  • desenhar e melhorar uma atividade.

Enfim, na área de qualidade temos várias ferramentas com os mais diversificados fins.

Fazendo um paralelo com um profissional da construção civil

Sabemos que os profissionais da construção civil têm a sua disposição várias ferramentas de trabalho, cada uma delas pode ser utilizada para várias atividades diferentes. Contudo, o profissional precisa saber qual é a melhor ferramenta a ser utilizada em cada situação.

Com o profissional da área de qualidade, não deveria ser diferente! Mas, eu lhe pergunto: você sabe utilizar as ferramentas que tem a disposição? Consegue, no universo de possibilidades, saber escolher a ferramenta certa para cada situação e extrair os resultados de um bom uso?

Pasmem, mas esta informação é verdadeira!

Poucos conhecem a fundo as ferramentas da qualidade…

Conheça as ferramentas da Qualidade

Muitas pessoas têm a noção do que cada ferramenta da qualidade faz. Todavia, saber usar e aplicar faz toda a diferença e é para poucos. Então se você se enquadra no público que tem apenas uma noção de como elas funcionam, desafio você a conhecer melhor algumas delas, e ainda, explorando seus recursos e funcionalidades.

Após esta fase, a próxima etapa é difundi-las pela sua organização, gerar relatórios com os departamentos, estratificar os dados e com base no problema diagnosticado saber qual ferramenta pode utilizar.
Tenha como meta do setor de qualidade a difusão e o uso das ferramentas, muitas empresas reduzirem drasticamente o número de não conformidades aplicando no máximo duas ou três ferramentas.

Então, colete os resultados deste trabalho, divulgue em percentual e em valores monetários (reais), mostrando quais foram os resultados do trabalho, com isso será possível notar uma nova percepção dos departamentos quanto ao uso das ferramentas da qualidade, como algo que traz resultados e não como uma obrigação.

*artigo publicado originalmente no dia 14 de fev de 2013.

Sobre o autor (a)

3 comentários em “Ferramentas da Qualidade: Você sabe usar?”

  1. As ferramentas da qualidade são as técnicas usadas nos processos de Gestão da Qualidade,essas começaram a ser utilizadas nos meados da década de 50, com base em conceitos e práticas , aplicando a Estatística.

    As ferramentas da qualidade são gerenciais e possibilitam as análises de fatos e tomada de decisão com base em dados, certificando de que a decisão é a mais indicada para determinado problema, nos auxilia na identificação, reparação e prevenção do problema e para nos auxiliar também no processo de melhoria contínua.

  2. José Rodrigo

    Infelizmente conheço mais na teoria, pois a empresa que trabalho o inspetor da qualidade não usar as ferramentas da qualidade, mesmo assim, consigo usar algumas ferramentas na minha vida pessoal.

  3. Não conheço muito a parte usual dos equipamentos, porem o processo teórico já esta mais claro para mim, pretendo começar a unir a pratica e a teoria em breve, 2023 vamos inicar com tudo 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!