Blog da Qualidade

[EVENTO] 3º Seminário Gestão em Saúde: alta performance e inovação

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Ana Beatriz Giovanoni

Ana Beatriz Giovanoni

+ posts

Ana Giovanoni, nutricionista; pós-graduada em Marketing, mestre em Engenharia da Produção, professora universitária, com MBA em Liderança e Gestão Organizacional pela Franklin Covey e Negociações Avançadas na Harvard Business School. Experiência de mais de 15 anos como consultora de Gestão e Desenvolvimento Organizacional em Operadoras de Planos de Saúde e diretora da Giovanoni Internacional. Certificada CMC – Certified Management Consultant, pelo IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização, filiado ao ICMCI – International Council of Management Consulting Institute. Franqueada do PGQP desde 1999 e examinadora do PQRS desde 1997, ininterruptamente.

Há 3 anos, o Grupo Giovanoni vem se desafiando a trazer temas relevantes para a gestão da saúde com o propósito de contribuir com a qualidade nas organizações, e por isso estamos organizando o nosso 3º Seminário Gestão em Saúde! O Jeison aceitou o desafio, e vai abordar “Cultura da Qualidade” em uma das palestras do evento, e como ele mesmo diz, a reflexão é: você quer ter “cultura da qualidade” ou “qualidade na cultura”?

A cultura é própria de cada organização, sendo a alta direção e lideranças os principais influenciadores desta cultura, e é ela quem determina como as coisas são feitas. Por isto nos desafiamos a preparar um Seminário especialmente para este seleto grupo de profissionais que dedica seus dias para desenvolver pessoas, qualificar serviços e aprimorar processos.

O que é o 3º Seminário Gestão em Saúde?

O 3º Seminário de Gestão em Saúde é um evento anual destinado à alta direção e lideranças que atuam em estabelecimentos de saúde e buscam atualização continuada. O principal objetivo do evento é incentivar o desenvolvimento de equipes de alta performance para promoção da inovação nos sistemas de Gestão em Saúde.

Neste sentido, nosso desafio é, em um único dia, gerar valor para a vida das pessoas, provocando reflexões por meio de temas diversificados e que, se aplicados de forma integrada e adaptada ao perfil de cada organização, trará muitos resultados positivos. E resultados para todo mundo, tanto para o negócio, como para as pessoas que trabalham nele e, é claro, beneficiando os pacientes!

O que e quem você encontrará lá:

Sei que as oportunidades de qualificação, desenvolvimento e atualização das pessoas são enormes. Então, para que você possa definir melhor sobre a sua participação no evento, vou descrever um pouquinho sobre o que vai acontecer lá e os principais temas que serão abordados:

Apresentação do Programa de Certificação de Prestadores de Serviços de Saúde

Em uma abordagem focada na prática, o seminário iniciará com a apresentação do Programa de Certificação de Prestadores de Serviços de Saúde, homologado pela ANS e desenvolvido pelo Grupo Giovanoni. O objetivo deste Programa é certificar as instituições que evidenciam a melhoria de processos e, consequentemente, qualificação do serviço ao cliente.

Gestão integrada MEG e ONA

A sistematização da gestão integrada MEG e ONA, com processos horizontalizados, lideranças e equipes engajadas em um jeito especial de Acolher, Cuidar e Conviver será o tema abordado pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Um trabalho coordenado pela qualidade para transformar a gestão departamentalizada em um Sistema de Gestão da Qualidade e da Segurança do Paciente integrado, sistêmico e orientado para resultados, sempre com o apoio de uma Liderança Transformadora.

A importância do engajamento para melhoria da qualidade

A liderança transformadora tem na sua essência o engajamento das pessoas em torno de uma causa. Um case prático que demonstra como isso pode ser realizado, como o engajamento das pessoas é fundamental para a melhoria da qualidade na saúde e da segurança na assistência hospitalar será abordado pelo Hospital Geral de Caxias do Sul, 100% SUS e Acreditado Nível 3! Um exemplo a ser seguido e para orgulhar os gaúchos.

ACSA e mudanças no Manual Nacional de Acreditação (ONA)

Os bons exemplos de gestão são reconhecidos pelas certificações nacionais e internacionais, e a Aléxia Costa, do IBES, abordará a metodologia de acreditação internacional ACSA. A Renata Caroccini, da ONA, apresentará as mudanças no Manual Nacional de Acreditação – ONA.

MEG Saúde

Complementando as ferramentas disponíveis no mercado para certificação de serviços de saúde, apresentaremos no Seminário algo inovador, desenvolvido pelo Núcleo de Saúde da Fundação Nacional da Qualidade, o MEG Saúde. O MEG Saúde reúne nos Fundamentos da Excelência um estudo aprofundado sobre todas as metodologias nacionais e internacionais de acreditação em saúde. Um modelo sistêmico, que permite o aprendizado e a inovação para a excelência da gestão da saúde.

Estratégias da ANS para sustentabilidade da Saúde Suplementar no Brasil

Independente do modelo de certificação escolhido pela instituição de saúde, o essencial é a qualidade da cultura das organizações, ou seja, contar com o engajamento de todos para fazer certo e fazer bem feito da primeira vez, para entregar excelência com os recursos disponíveis! Resumindo a relevância da qualificação dos serviços de saúde, teremos a Dra. Ana Paula Cavalcante, gerente de estímulo à inovação e avaliação da qualidade setorial da ANS, apresentando as estratégias da ANS para sustentabilidade da Saúde Suplementar no Brasil.

Porque você deve participar do 3º Seminário Gestão em Saúde!

Serão 8 horas de muito aprendizado, conexão, integração, compartilhamento e benchmarking! Para proporcionar momentos que elevam a saúde brasileira a novos patamares de gestão e excelência.

Ainda mais que isso, será uma ótima oportunidade de refletir sobre as metodologias que estão salvando vidas e trazendo maiores resultados para a empresas. Para colher boas práticas e promover melhoria onde você trabalha, na sua organização! Afinal, qualquer instituição é feita de pessoas; e quanto maior o nível das pessoas, maior o nível dos serviços e produtos que ela oferece!

Te espero lá!

Clique no botão abaixo para saber mais e se inscrever no evento:

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!