Blog da Qualidade

Estratificação

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

A estratificação é uma ferramenta da qualidade que tem por objetivo separar os dados levantados em grupos distintos, como por exemplo, estratificação por local, por data, por turno, por tipo, etc. A estratificação permite analisar os dados separadamente para descobrir onde realmente está a verdadeira causa de um problema.
Exemplo: A empresa Refeitex é uma empresa que fornece refeições industriais. Nos últimos três meses, observou-se que as sobras nos pratos dos usuários atendidos em um refeitório de uma fábrica aumentaram consideravelmente, conforme apresenta o quadro abaixo.
A quantidade de restos vem aumentando mês a mês. Mas por que isto está acontecendo? Na busca por maiores informações, pode-se estratificar estes dados. Não existe uma regra para o tipo de estratificação a ser realizado. A empresa Refeitex realizou uma primeira estratificação por turno de trabalho, para verificar se o aumento das sobras ocorria em todos os turnos de forma homogênea, conforme mostrado no quadro abaixo.

Esta estratificação mostrou que o problema é mais relevante com o pessoal do turno da noite. Desta forma, a empresa Refeitex tem agora o problema melhor definido, tornando-se mais fácil determinar e tratar sua causa. A empresa pode estratificar novamente, na busca de compreender melhor o problema.
A empresa Refeitex tomou o desperdício de alimentos ocorrido no mês de março, apenas para o pessoal do turno da noite e o estratificou por dia da semana, conforme tabela abaixo.

Esta segunda estratificação mostra que o maior volume de desperdício ocorre no jantar das sextas-feiras. Assim, fica mais fácil verificar a causa do problema: alguma coisa está acontecendo nas sextas-feiras à noite. A estratificação permitiu isolar o problema, tornando mais fácil a sua solução.
A estratificação deve ser vista pelas empresas como uma importante ferramenta da qualidade que age diretamente na causa, auxiliando desta forma na solução do problema.

REFERÊNCIA
PEINADO, Jurandir; GRAEML, Alexandre Reis. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

 

Sobre o autor (a)

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!