Blog da Qualidade

Dia Mundial da Saúde: Sua empresa tem uma gestão saudável?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Jeison

Jeison

+ posts

Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

Hoje, dia 07 de abril, comemoramos o Dia Mundial da Saúde. Na campanha deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um alerta contra a Diabetes: uma doença que está em ascensão no mundo e que representa 6% da taxa de mortalidade no Brasil.

O intuito da campanha da OMS é conscientizar a população mundial para o controle da doença, propondo ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

A Diabetes é causada quando o pâncreas não consegue mais gerenciar a produção de insulina, ou seja, quando ele perde o controle deste processo. Isso resulta em um aumento de glicose no sangue, e, a longo prazo, em danos no coração, vasos sanguíneos, olhos, rins e nervos. Todos esses danos, prejudicam a saúde da pessoa que tem a doença e a impedem de ter uma vida produtiva plenamente.

A mesma coisa acontece com uma empresa. A falta de gerenciamento dos processos resulta em pequenos impactos para o sistema, mas a longo prazo prejudica todos os departamentos e o desempenho da organização.

Mas o que é uma gestão saudável?

Assim como a doença ocorre porque o pâncreas tem um problema de gerenciamento, as empresas sofrem por não gerenciarem de forma efetiva o seu sistema de gestão. Para isso é necessário bons processos de prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas.

Prevenção

O que contribui para o desenvolvimento da Diabetes é a alimentação hipercalórica, o sedentarismo, a obesidade e o estresse. Eliminar ou mitigar esses fatores são ações da rotina de prevenção da doença.

Nas organizações, a prevenção é um assunto que está em alta devido ao lançamento da  ISO 9001:2015 e o pensamento baseado em riscos, porém são poucas as empresas que já instituíram esse processo em seu sistema de gestão.

O primeiro passo para uma gestão saudável é entender que o ambiente da organização também é um “ser vivo” que sofre mudanças, e que muitos fatores poderão interferir no planejamento da empresa. Por isso é preciso identificar as incertezas e os efeitos indesejados no objetivo da organização.

A Monise Carla já falou aqui no Blog sobre o sistema de prevenção: assim como os seres vivos precisam de defesas contra parasitas e bactérias e o sistema age instantaneamente quando alguma ameaça é encontrada, a empresa também precisa ter um sistema de gestão preparado para agir diante de qualquer adversidade ao planejamento.

Diagnóstico

Um dos artigos da campanha da OMS diz que a maior parte das amputações ocasionadas pela Diabetes acontecem porque as pessoas não sabem que tem a doença, e quando descobrem, já está em estado avançado. Isso acontece por que a falta de glicose no sangue não causa dor. E o problema é que as empresas também não reconhecem suas dores.

Para realizar o diagnostico dos problemas da empresa, podemos usar o INDICA-DOR, que resume as informações sobre os processos em métricas objetivas, facilitando a análise e tomada de decisão baseada em evidências.

Um indicador mostra a evolução dos dados com o tempo e em uma empresa saudável essa evolução segue uma tendência favorável. Se o indicador sofre uma variação muito grande entre os resultados de um determinado período, significa que o processo não está bom e planos de ação devem ser elaborados e executados.

Tratamento

Quando as ações de prevenção não forem suficientes e a doença se manifestar, é necessário procurar um médico para o tratamento ser realizado devidamente. Os sintomas da diabetes podem ser confundidos facilmente com outras doenças, como gripe, por exemplo. Por isso, a análise de causa é o primeiro passo para o tratamento, e vai depender das informações que você possui sobre o problema.

A existência de não conformidades na organização é comum, mas um número crescente de falhas e erros é sinal de que os planos de ação não estão tratando da causa raiz.

Somente depois de uma análise de causa criteriosa será possível elaborar planos de ação eficazes o suficiente para garantir que o problema nunca mais vai ocorrer. Gerar melhorias no processo é fundamental para que a empresa entregue os resultados planejados.

Monitoria constante para garantir a saúde

A Diabetes é uma doença crônica, e para manter uma vida saudável é preciso que a doença esteja em constante monitoria para garantir a eficácia do tratamento, e por isso a tecnologia, como por exemplo, o medidor de glicose, ajuda muito a vida do portador da doença, que pode controlar o nível de glicose do sangue a qualquer momento e em qualquer lugar.

Considerando que a diabetes é uma doença única e a organização está sujeita a milhares de problemas todos os dias, essas 3 etapas para uma gestão saudável acarretam um fluxo de trabalho muito grande para os profissionais da garantia da qualidade na saúde.

Controlar manualmente os riscos e oportunidades, ocorrências e ações, pode se tornar uma atividade complexa e demorada quando em grande quantidade, e as planilhas que antes eram funcionais, se tornam foco de novos problemas de gestão.

Pensando nisso, o Qualiex foi criado porque acreditamos que a tecnologia também deve fazer parte da rotina das empresas, possibilitando um gerenciamento confiável das informações. O software, além de automatizar e agilizar processos, fortalece sua gestão de riscos, indicadores e tratativa de não conformidades.

Você quer começar a trabalhar com uma gestão saudável? Então solicite uma apresentação clicando no botão abaixo:

 

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!