Blog da Qualidade

Definição da Política e dos Objetivos da Qualidade

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Toda organização moderna possui metas para serem alcançadas, e estas metas derivam dos objetivos  definidos no planejamento. Nomalmente as empresas que implantam  um sistema de gestão da qualidade, definem e divulgam sua visão, missão e política, pois esta é uma maneira direta de dizer a todos os envolvidos, clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros, como a organização é conduzida.
A visão traduz o sonho dos dirigentes da empresa, de como desejam que ela esteja daqui a 5 ou 10 anos, sendo que para chegar onde almeja, necessita da comprometimento de todos.
A missão é o compromisso da organização com seus clientes, colaboradores, acionistas e comunidade, que traduz em sua existência.
A política está relacionada as diretrizes globais da organização, expressa pela alta direção, relativas a qualidade, levando-se em conta sua missão e visão, e sua situação estratégica aos seus concorrentes e mercado, o que servirá para a tomada de ações gerenciais.
Além da visão, missão e política,  temos os objetivos da qualidade que estão relacionados a melhoria contínua e seus resultados devem ser mensurados, pois causam impacto positivo na qualidade do produto ou na prestação do serviço, na eficácia operacional e no desempenho financeiro da organização.

                  

CARACTERÍSTICAS DOS OBJETIVOS DA QUALIDADE

  • Mensurável: caracterizado por objetivos expressos através de números;
  • Compreensível: quando os objetivos são expressados de forma clara e objetiva;
  • Abrangente: as atividades interagem em si e são dependentes umas das outras para alcançarem seus objetivos;
  • Aplicável: os objetivos devem ser adequados às condições de uso e ser flexiveis para se adaptarem a elas;
  • Atingível: os objetivos devem ser alcançados pelos colaboradores sem que seja preciso despender esforços fora da normalidade;
  • Mantido com facilidade: os objetivos devem ser projetados de maneira independente para que possam ser revistos sem afetar outros elementos;
  •  Econômico: os resultados obtidos através do cumprimento dos objetivos deverão ser maiores que o custo investido em sua implantação e gerenciamento.

O objetivo de toda organização está relacionado ao fato de onde se quer chegar e o que deseja-se alcançar, sendo usado como instrumento na tomada de decisão. Portanto, os objetivos devem ser estabelecidos, mensurados e estar relacionados com as políticas da qualidade.
A política da qualidade da empresa não pode ser somente um registro de boas intenções, mas algo que estabeleça critérios tangíveis para medir a efetividade de sua qualidade, proporcionando orientações para que seu alcance.
A definição da política e dos objetivos da qualidade orientará a organização quantos aos passos que deverão ser tomados, mostrando a direção para se chegar aos resultados planejados.

REFERÊNCIA

MELLO, Carlos Henrique Pereira et al. ISO 9001: 2000 ? Sistema de gestão da qualidade para operações de produção e serviços. São Paulo: Atlas, 2002.

Sobre o autor (a)

8 comentários em “Definição da Política e dos Objetivos da Qualidade”

  1. Carlos Eduardo Cardoso

    Rosemary,

    Não corrigindo, mas, complementando, podemos definir que a visão da empresa deve ser complementar à missão. E mais, segundo o professor Eliezer Costa: A visão não é um mero sonho, uma utopia, uma fantasia ou uma quimera. A visão deve ser utilizada como um modelo mental de estudo ou situação altamente desejável de uma realidade futura possível para a organização.

    Achei muito importante você abordar essa fundamental ligação entre plano de negócios e objetivos. É incrível como a grande maioria das empresas lança no seu sistema de gestão objetivos que ela não faz a menor ideia de como isso vai agregar para sua empresa.

    Grande abraço

    1. Jeane Santos

      boa tarde qual é um dos objetivos da politica.é a educação, o social, o problema das politicas publicas, as lutas sociais, ou as relações escola x lutas sociais?

  2. Bom dia Carlos Eduardo,
    Muito obrigada por sua contribuição e fique à vontade para comentar nossos posts!
    Um grande abraço!

  3. Kariny Lima

    Boa tarde,

    Os objetivos e metas ambientais podem ser considerados Objetivos da Qualidade?

    Desde já agradeço,

  4. Taline Batista

    Boa noite, Rosemary!
    Poderia dar um exemplo “Toda organização moderna possui metas para serem alcançadas e estas metas derivam dos seus objetivos que são definidos no seu planejamento.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!