Blog da Qualidade

Cultura da Qualidade: como promover a mudança organizacional?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Monise Carla

Monise Carla

+ posts

Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.

Já abordamos várias vezes sobre Cultura da Qualidade aqui no Blog, porém, a cultura ainda é algo obscuro que ninguém entende direito o que é, nem como disseminar ou gerenciar.

A cultura organizacional é entendida como um conjunto de padrões de comportamento, crenças e conhecimentos que distinguem o “jeito” de uma empresa. Dessa forma, a maioria das pessoas vê isso como algo totalmente emocional e que se resolve com muita conversa, e até discutem em reunião sobre como promover a qualidade através de banners nos murais ou coisas do tipo.

Não é errado tratar a cultura como algo emocional, inclusive, acredito que está muito ligada ao mind set, ou seja, predisposição mental das pessoas, mas é precipitado achar que trata-se apenas disso. Cultura NÃO É uma situação isolada, você não conseguirá trabalhar unicamente nela, pois faz parte de uma coisa maior, e essa coisa maior é o SISTEMA DE GESTÃO, portanto, tire-a do isolamento e comece a vê-la dentro do sistema de gestão.

sistema-de-gestao-e-cultura

O Sistema de Gestão é aquele que influencia todo o trabalho, ajudando ou atrapalhando o seu objetivo. Seus recursos, a interação dos seus processos, como as coisas funcionam dentro da sua empresa, as rotinas de feedback, como elas funcionam, os recursos para execução dos processos, entre mil e outras coisas.

Imagine que você encontre uma atitude dita como “cultural”, como por exemplo quando a equipe não está engajada ou com uma postura do “não é problema meu”. Se você pedir para o líder falar firmemente com ele ou mandar um e-mail com indiretas motivacionais, pode achar que resolverá. Infelizmente não.

Cultura é somente um efeito do Sistema de Gestão, é o resultado de como as coisas são feitas na sua empresa. Por exemplo, a qualidade de produto é uma manifestação da qualidade dos processos que foram usados para criar o produto!

Você não pode mudar uma cultura, você pode até gerenciá-la, no sentido de entender como ela é, mas ela sempre será apenas uma consequência de como funciona um sistema de gestão.  Isso significa que você não pode dizer que determinada equipe tem uma cultura ruim olhando apenas para o fator humano, porque provavelmente, onde há uma cultura falha, há também um sistema de gestão falho!

Mas calma, existe algo que você pode mudar: o SISTEMA DE GESTÃO.

E como mudar um sistema?

Através da mudança do pensamento das pessoas. O pensamento pode ser mudado, não através de conversas ou frases motivacionais, mas através da APRENDIZAGEM! E aprendizagem vem de uma rotina que ensina e aprende, que em cada não conformidade descoberta e cada plano de ação executado há uma melhoria de processo que é gerenciada pela liderança e fomentada pelos recursos da organização.

Quer ter uma cultura da Qualidade? Promova a aprendizagem das pessoas e cerque-as do sistema de gestão necessário para executar isso: recursos, processos e liderança.

Sobre o autor (a)

6 comentários em “Cultura da Qualidade: como promover a mudança organizacional?”

  1. Denis Russi

    Monise, Realmente a cultura dentro de uma organização é um tema que mexe com muita gente, mas o mais interessante é que o colaborador que possui uma cultura ruim, daqueles que eu nasci assim e vou morrer assim e não mudo por nada, quando vai para uma outra organização que possui uma cultura totalmente diferente como, 5S, incrivelmente sem explicação o colaborador incorpora a nova cultura, então o desafio é conseguir mudar a cultura da organização sem ter que mudar os colaboradores.

    1. Exatamente, Denis, a questão é criar um sistema tão eficiente que empurre as pessoas para a cultura que a gente precisa, e isso sim é difícil, pois a liderança tem que estar bem alinhada com os valores, missão e visão. Quando o sistema impulsiona uma cultura de resultado o cara que é “nasci assim e vou morrer assim” começa a sofrer tanto que ele não consegue continuar… ou ele muda ou tem que sair, por isso que não se muda cultura, muda o sistema e o sistema impulsiona a cultura!

      Cultura dá muito assunto pra manga, hahaha, mas é mais ou menos essa a mentalidade mesmo. Abraço!

  2. Everson Bazzi

    Bom dia Monise,

    Gostaria de trabalhar essa matéria na minha organização, você bons livros ou filmes para estimular o tema?

  3. Pingback: Como iniciar o diagnóstico para Certificações e/ou Acreditação na saúde?

  4. Pingback: Experiência do Paciente – Humanizando processos na saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!