Cultura organizacional

Cultura da Qualidade: como promover a mudança organizacional?

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Já abordamos várias vezes sobre Cultura da Qualidade aqui no Blog, porém, a cultura ainda é algo obscuro que ninguém entende direito o que é, nem como disseminar ou gerenciar.

A cultura organizacional é entendida como um conjunto de padrões de comportamento, crenças e conhecimentos que distinguem o “jeito” de uma empresa. Dessa forma, a maioria das pessoas vê isso como algo totalmente emocional e que se resolve com muita conversa, e até discutem em reunião sobre como promover a qualidade através de banners nos murais ou coisas do tipo.

Não é errado tratar a cultura como algo emocional, inclusive, acredito que está muito ligada ao mind set, ou seja, predisposição mental das pessoas, mas é precipitado achar que trata-se apenas disso. Cultura NÃO É uma situação isolada, você não conseguirá trabalhar unicamente nela, pois faz parte de uma coisa maior, e essa coisa maior é o SISTEMA DE GESTÃO, portanto, tire-a do isolamento e comece a vê-la dentro do sistema de gestão.

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O Sistema de Gestão é aquele que influencia todo o trabalho, ajudando ou atrapalhando o seu objetivo. Seus recursos, a interação dos seus processos, como as coisas funcionam dentro da sua empresa, as rotinas de feedback, como elas funcionam, os recursos para execução dos processos, entre mil e outras coisas.

Imagine que você encontre uma atitude dita como “cultural”, como por exemplo quando a equipe não está engajada ou com uma postura do “não é problema meu”. Se você pedir para o líder falar firmemente com ele ou mandar um e-mail com indiretas motivacionais, pode achar que resolverá. Infelizmente não.

Cultura é somente um efeito do Sistema de Gestão, é o resultado de como as coisas são feitas na sua empresa. Por exemplo, a qualidade de produto é uma manifestação da qualidade dos processos que foram usados para criar o produto!

Você não pode mudar uma cultura, você pode até gerenciá-la, no sentido de entender como ela é, mas ela sempre será apenas uma consequência de como funciona um sistema de gestão.  Isso significa que você não pode dizer que determinada equipe tem uma cultura ruim olhando apenas para o fator humano, porque provavelmente, onde há uma cultura falha, há também um sistema de gestão falho!

Mas calma, existe algo que você pode mudar: o SISTEMA DE GESTÃO.

E como mudar um sistema?

Através da mudança do pensamento das pessoas. O pensamento pode ser mudado, não através de conversas ou frases motivacionais, mas através da APRENDIZAGEM! E aprendizagem vem de uma rotina que ensina e aprende, que em cada não conformidade descoberta e cada plano de ação executado há uma melhoria de processo que é gerenciada pela liderança e fomentada pelos recursos da organização.

Quer ter uma cultura da Qualidade? Promova a aprendizagem das pessoas e cerque-as do sistema de gestão necessário para executar isso: recursos, processos e liderança.

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