Blog da Qualidade

Como realizar a Análise de Falhas

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Em nossos posts anteriores, abordamos sobre a Análise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA) e Porque Ocorrem Falhas no Sistema. Nosso objetivo agora é  apresentar ao leitor os passos para desenvolver um relatório de análise de falhas.
Análise de falhas é um método utilizado para prevenir ou analisar não conformidades em projetos, processos e produtos. A metodologia para realização da análise de falhas obedece sete fases:
– Fase 1: a especificação do problema é realizada respondendo-se às perguntas:
1. o que falhou?
2. qual a falha?
3. onde ocorreu a falha?
4. quando ocorreu a falha?
5. como ocorreu a falha?
6. qual a magnitude da falha?
7. o que é que não é característico da falha?
– Fase 2: uma vez especificado o problema, devem ser enunciadas as hipóteses de causa. Não importa se essas hipóteses são ou não razoáveis, o que importa  é a geração das hipóteses.
– Fase 3: cada hipótese enunciada na fase anterior deve ser verificada com relação à especificação do problema, devendo-se iniciar a investigação da causa pela hipótese que mais bem explica o problema.
– Fase 4: análise dos controles existentes para impedir a ocorrência das falhas.
– Fase 5: avaliação dos indices de ocorrência, severidade, detecção e risco para as falhas. Os indices podem ser estabelecidos de acordo com a seguinte escala:

  • ocorrência de falha: de 1 (baixa probabilidade de ocorrência) a 10 (alta probabilidade de ocorrência);
  • severidade da falha: 1 (pouco grave) a 10 (muito grave);
  • detecção da falha: 1 (grande probabilidade de ser identificada antes de alcançar o cliente) a 10 (pequena probabilidade de ser identificada antes de alcançar o cliente);
  • risco: é a multiplicação dos três indices anteriores.

– Fase 6: desenvolvimento das ações corretivas e preventivas. As ações preventivas atuam removendo a causa e impedindo que ela ocorra novamente, e portanto resolvem definitivamente o problema. As ações corretivas e de contenção atuam sobre o problema, diminuindo seus efeitos.
– Fase 7: acompanhamento das ações especificadas. Todas as ações especificadas devem ser melhoradas, verificando se de fato estão sendo seguidas.

EXEMPLO DE RELATÓRIO DE ANÁLISE DE FALHAS

 O relatório tem como objetivo identificar e analisar as falhas, para que possamos tomar providências para saná-las e nos precavermos de eventuais falhas futuras.

REFERÊNCIA
MARTINS, PETRÔNIO G.; LAUGENI. Fernando P. Administração da Produção. São Paulo : Saraiva, 5ª Ed., 2006.

 

Sobre o autor (a)

1 comentário em “Como realizar a Análise de Falhas”

  1. Rubens Novelli Bonach

    Como posso ter acesso a arquivo.
    Que implantar processo de análise na empresa onde estou trabalhando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!