Blog da Qualidade

Como o Canvas pode salvar o planejamento da sua empresa?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Luiz Augusto

Luiz Augusto

+ posts

Represento o departamento comercial do Qualiex, estudante de engenharia de produção na Unicesumar, apaixonado por música e ajudo empresas alcançarem resultados surpreendentes através da qualidade aplicada à tecnologia!

“Pra quem não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.” (Lewis Carroll)

Com base nessa frase, gostaria de fazer algumas colocações. Atualmente, vemos muitas empresas perdidas no cenário brasileiro em meio a crise econômica, entretanto, muitas delas não tem ideia do que fazer ou que rumo seguir para minimizar ou até reverter isso. Gostaria de compartilhar aqui uma maneira mais “simples” de encontrar um caminho adequando seu modelo de negócio de forma competitiva, o que te levará um passo a frente da concorrência.

Planejamento estratégico

Atualmente, 33% das empresas no Brasil que decretam falência tem por motivo a falta ou a omissão de informações no momento do planejamento, segundo o Sebrae. Pra melhorar a percepção do planejamento deixando mais claro tudo o que deve ser feito nessa etapa, Osterwalder e Yves Pigneur se uniram com pesquisadores do mundo todo para desenvolver um método que traduz e expõe os objetivos do negócio de uma maneira lógica e compreensível. Esse método é conhecido como Canvas, que significa quadro. Ferramenta onde se transfere dados de pesquisa,  brainstorming e decisões referentes a estratégia de reposicionamento estratégico da empresa.

 

O Canvas é dividido basicamente em quatro perguntas:

Pra quem? O que? Como? E quanto?

Dentro dessas perguntas existem uma distribuição em nove blocos, vou mostrar a sequência ideal para o desenvolvimento e suas definições.

  1. Bloco parcerias principais: é a seleção de fornecedores, parceiros estratégicos ou empresas que servirão de apoio no negócio.
  2. Bloco recursos principais: é a descrição de todos recursos necessários para funcionamento do negócio: equipamentos, veículos, colaboradores com qualificações específicas e etc.
  3. Bloco relacionamento com clientes: é a forma que utilizaremos para mantermos conectados com nossos clientes, para aumentar vendas e fidelização.
  4. Bloco proposta de valor: é a descrição dos problemas que a empresa resolve e a razão pelo qual a mesma existe.
  5. Bloco segmento: definição do público que quer atender.
  6. Bloco canais: é a definição das formas de comunicação, são pontos de contato com o cliente.
  7. Bloco fontes de receitas: o que nós vamos entregar para o cliente, produto? Serviço? E como e quanto cobraremos por isso.
  8. Bloco atividades principais: são processos de funcionamento da empresa, departamentos com suas atividades e papéis.
  9. Bloco estrutura de custos: onde garantimos a competitividade no preço do produto e controlando o custo fixo, variável e outros.

O preenchimento do quadro em si fará com que você reflita muito sobre onde você está e onde quer chegar, e isso já te trará várias ideias de como liderar sua empresa, mas o grande segredo deste modelo está nas seguintes perguntas:

  • Minha proposta de valor atende meu segmento de clientes?
  • Os canais que escolhi são capazes de entregar a proposta de valor a eles?
  • Tenho parceiros e fornecedores capazes de me entregar os recursos para atividades do negócio?
  • As receitas do negócio serão suficientes para cobrir os custos e gerar lucros?

Preenchimento do Canvas

Bom, o preenchimento do Canvas pode não ser tão simples assim, mas se conseguirmos categorizar as áreas da nossa empresa desta forma, fica mais fácil tomar decisões, estabelecer planos de ação e liderar a equipe rumo a um objetivo bem definido. Funciona ainda mais se você envolver mais colaboradores na construção deste quadro.

É importante lembrar que ao aplicar esse modelo, você pode se deparar com situações que exigirão grandes mudanças na sua organização e é aí que as coisas acontecem! A empresa que tem coragem de se moldar, reinventar e atuar de forma inovadora continuamente, é capaz de colocar seu negócio mais perto do SUCESSO!

Quero refletir um pouco sobre cada bloco do Canvas, mas isso vai ficar para meus próximos textos. Enquanto isso… Você acha que se você souber onde quer ir, qualquer caminho serve?

 

Post originalmente publicado no dia 13 de agosto de 2015.

Sobre o autor (a)

1 comentário em “Como o Canvas pode salvar o planejamento da sua empresa?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!