Blog da Qualidade

Aristóteles e a busca pela excelência

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Davidson Ramos

Davidson Ramos

+ posts

Auditor Líder ISO 9001:2015 e autor de centenas de artigos sobre Gestão da Qualidade, sempre acreditei que as pessoas têm o poder de mudar o mundo a sua volta, desde que estejam verdadeiramente engajadas nisso. Por isso me dedico a ajudar as pessoas a criar laços verdadeiros com seu trabalho, porque pessoas engajadas mudam o mundo!

Hoje, resolvi falar de uma citação de Aristóteles (que na verdade nem é dele) porque foi daí que a ideia surgiu. Há algumas semanas estava em Concórdia, SC, assistindo uma palestra do Clóvis de Barros no evento HOJE 2018. Nessa palestra, o Clóvis falou um pouco sobre a busca pela excelência de acordo com os preceitos de Aristóteles. Pesquisando um pouco sobre isso, cheguei a seguinte citação:

“Nós somos o que repetidamente fazemos. A excelência, então, não é um ato, mas um hábito” (Will Durant)

Se você pesquisar no Google, vai encontrar essa frase, várias vezes, atribuída a Aristóteles. Entretanto, na verdade, ela foi escrita por um filósofo, historiador e escritor estadunidense chamado Will Durant. Ele a escreveu para resumir o pensamento de Aristóteles a respeito da excelência. E daí veio toda a confusão da citação. Mas, voltando ao tema do texto:

No artigo de hoje, pretendo falar um pouco sobre essa frase. Falar sobre excelência e sobre como ela, se nós realmente estivermos na busca pela excelência, precisa ser o foco de todo um propósito de vida.

Nós somos o que repetidamente fazemos

Quando ouvimos a palavra excelência, por vezes sentimos como se ela fosse uma entidade cósmica distante. Como se fosse intocável e complexa demais para ser alcançada. Porém, voltando aos afazeres terrenos, todos os dias, nós executamos diversas atividades. Uma seguida da outra. Umas maiores, mais demoradas. Outras menores, mais “vapt-vupt”. Desaa forma, por mais que fujamos (ou não), a repetição sempre nos alcança. E esse é o ponto chave: para Aristóteles, é no mundo terreno que mora a excelência.

O nosso maior erro é achar que a excelência é algo a ser alcançado. Como uma montanha que precisamos escalar até o topo. Não é! A excelência é o mais constante dos processos, não tem fim. Por causa disso, essa palavra nos remete ao ato de trabalhar com o máximo de atenção naquilo que você está trabalhando. Fazer “o mais bem-feito possível” aquela atividade rotineira.

Quando atingimos essa mentalidade, entendemos esse conceito, chegamos a segunda parte da frase:

A excelência, então, não é um ato, mas um hábito

Quando entendermos que a excelência precisa ser parte do dia a dia, precisa ser praticada, começaremos a, dia a dia, promover melhorias no que fazemos. Portanto, buscar pela excelência é algo que precisa se tornar um hábito. Algo que procuramos fazer independentemente da ocasião, seja lavando os pratos em casa, interagindo com outras pessoas na fila do banco ou trabalhando nos processos.

Sim, é muito difícil buscar excelência em todas as ocasiões. Requer comprometimento consigo mesmo, com os outros. Exige disciplina, persistência, entrega. Demanda empenho diário, pois nós só nos tornaremos excelentes enquanto repetidamente buscarmos excelência. O que significa que essa busca nunca acabará. Se você parar de buscar excelência, deixa de ser excelente, é uma relação de dupla dependência, quase de simbiose.

A busca pela excelência tem de ser uma jornada palpável

Eu sei, é difícil buscar excelência, e mais: nós vamos falhar repetidas vezes (tenho um currículo enorme de falhas). Qualquer descuido e a excelência volta a ser a entidade cósmica impraticável. Nesse sentido que devemos ativar a nossa atenção.

Não me lembro a fonte, mas li em algum lugar que a busca pela excelência pode ser baseada em 3 perguntas. Elas são a minha contribuição prática para você. Para que o artigo não fique só no campo filosófico.

Toda vez que for fazer algo, seja lá o que for, pergunte a si mesmo:

1 – O que eu preciso começar a fazer?

Se for uma tarefa, projeto ou processo, você provavelmente encontrará pontos que podem ser melhorados. Coisas que você precisa (ou pode) começar a fazer para ter mais resultados. Se for algo que ainda não acontece, mas precisa acontecer, é ainda mais importante começar! O texto A excelência e a riqueza de fazer malfeito, do Jeison, explica isso de forma mais clara, recomendo.

2 – O que eu preciso parar de fazer?

Da mesma forma, conforme vivemos, adquirimos experiência (inclusive com as falhas). Se um processo, projeto ou tarefa não está rodando como deveria ou não está dando resultados, é preciso abandonar velhos hábitos e lançar-se ao novo, buscando formas de melhorar. Eu sei que isso parece óbvio, mas as vezes, a gente se prende aos próprios hábitos ou à rotina e simplesmente não percebe isso.

3 – O que eu preciso aprender a fazer?

Para pôr em prática as duas questões anteriores, será necessário ver aquilo que, por mais óbvio que seja, não conseguimos ver. Contudo, para fazer isso, nós mesmos precisamos evoluir, aprender mais e mais até que consigamos enxergar nossos próprios erros e falhas. E acredite, esse passo talvez seja o mais difícil de todos.

Dê um passo de cada vez!

Se você encontrar a resposta para pelo menos uma dessas questões, seja na vida pessoal ou no trabalho, sua busca pela excelência já tem o primeiro passo à mostra. E talvez seja um ótimo primeiro passo!

A excelência é resultado do desejo de ser melhor

A excelência vem de dentro para fora, como uma vontade avassaladora de tornar o mundo melhor para si mesmo e para os outros. Então, não é possível ficar esperando a empresa melhorar os processos. Agir com excelência não depende de ninguém, de nada. É preciso fazer melhor no agora, do jeito que for, como for. E isso vai puxar outra e outra melhoria.

Assim como tudo na vida, a excelência só será verdadeira se for um desejo intrínseco. Um desejo que esteja tão arraigado na sua alma que ninguém possa tirá-lo de você. Um desejo tão forte, mas tão forte, que sai do pensamento para se materializar em ação. Mas isso, é assunto para outro artigo.

Sobre o autor (a)

17 comentários em “Aristóteles e a busca pela excelência”

  1. Michelly Oliveira

    Essa frase do Aristóteles é a frase que eu encerro o treinamento de integração dos novos colaboradores. ^^

  2. ronaldotakayama

    Bastante curioso… A excelência é um hábito que está em evolução, ou seja, sempre há uma melhoria.
    Parece estranho: “são repetições não repetitivas”, assim entendi.

    Porém, acho que a motivação vem de fora para dentro. Se fosse de dentro pra fora, seria comodismo.

    Um tema que gostaria de ver [ou ouvir] é justamente sobre a motivação: de dentro pra fora ou de fora pra dentro?

    Grande abraço, Davidson! Mais uma vez, parabéns pela reflexão!

    1. Davidson Ramos

      Fala Ronaldo, como vai?

      Cara, isso da motivação é um assunto bem espinhoso, hehe. Mas vou começara refletir sobre isso, se surgir algo relevante escrevo.

      Muito grato pelo comentário! Bom ver você por aqui novamente!

      Forte abraço 😉

  3. Perfeito!
    Usarei este frase em um treinamento que irei elaborar na empresa que eu trabalho, pois as atividades aqui são repetitivas (telemarketing), então, acredito que se encaixa bem rs.

  4. Sabrina DSR

    Adorei! Em breve teremos palestras de fechamento do ano e esse post me servirá de inspiração!

  5. Elisângela Rodrigues

    Resolvi pesquisar se uma frase era mesmo de Aristóteles e achei um belo artigo. Gostei muito. Acho que temos alguns vícios em comum. Abração!

  6. Ainda que esse Will Durant tenha escrito essa frase, mesmo parafraseando uma coisa que NÃO é criação sua. Ele deveria dar os créditos a Aristoteles.

  7. Pingback: O que Felicidade tem a ver com Qualidade na Saúde? - Qualidade para Saúde

  8. Ramsés Vitorino Duarte

    Amei o artigo, objetivo, leve, de um jeito que toca as pessoas, a fazer o que é preciso fazer, e fazem, com que quem leia, se pergunte! Será que o que eu quero, o meu propósito de vida, se encontra arraigado assim no meu ser? será que eu não preciso modular esse sentimento interior, dando ênfase ao lugar que verdadeiramente deve estar.

  9. Parabéns! Excelente artigo. As coisas realmente fogem do controle quando nos entediamos com a busca pela excelência. Melhorar será a melhor escolha se queremos resultados extraordinários em nossa vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!