Blog da Qualidade

A versão do seu sistema pessoal prejudica seu desempenho?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Vladimir Rech

Vladimir Rech

+ posts

Sou líder de projetos e desenvolvedor na Forlogic Software. Minha formação acadêmica é em Tecnologia da Informação pela UTF/PR e Especialização em Bancos de Dados pela UNOPAR. Também estou no Twiter, Linkedin e no Blogspot onde escrevo sobre C# e SQL Server.

Como programador, estou sempre acompanhando o lançamento de novas versões do sistema operacional usado nos meus dispositivos. Isto garante que eu tenha sempre o programa executando da melhor maneira para as minhas necessidades e compatível com os recursos de hardware disponíveis.
Um sistema operacional controla o funcionamento de cada parte de um dispositivo ou computador o que irá causar impacto diretamente no seu desempenho. Basicamente este define as prioridades no processamento, como e quando os dados são lidos e gravados, quais programas poderão ser executados e muitas outras tarefas.
Um sistema atualizado está sempre com uma quantidade menor de erros (pelo menos, deveria ser assim), o seu comportamento é ajustado ao funcionamento da máquina na qual está instalado podendo aproveitar de maneira mais eficiente os recursos como memória, velocidade dos processadores, taxa de transmissão dos dados, entre outros.
Em contrapartida, um programa desatualizado pode estar suscetível a falhas causadas por erros de programação, desempenho baixo, vulnerabilidades de segurança e pouco adaptado a recursos de hardware novos como uma placa de vídeo com maior capacidade de processamento ou dispositivo de armazenamento mais rápidos.
Resumindo: o objetivo é sempre funcionar da melhor forma, economizando esforço e obtendo melhores resultados. Esta abordagem também pode ser adotada para a nossa vida pessoal e profissional.
Esta atualização está ligada àquilo que faz parte de nossa base de conhecimento: o que fazemos, como fazemos e por que fazemos.
Mais do que conhecimentos específicos de cada profissão – que também estão incluídos – estes skills envolvem toda uma gama de coisas que precisamos estar atentos e atualizados para que nossa performance tanto no ambiente de trabalho como pessoal possa sempre estar de acordo com a realidade e as necessidades.
Não se trata apenas de acumular conhecimentos, mas também, reciclar, descartar e revisar. Tendo em vista este cenário, gostaria de compartilhar algumas ideias sobre duas áreas nas quais você pode, ainda hoje, começar a melhorar seus skills, são elas:

  1. Área profissional
  2. Área comportamental

Provavelmente, ao começar a buscar melhoria nestas, você irá conectar outras e também novas ideias irão surgir o que vai impactar diretamente nos seus resultados.

Categoria profissional

A cada ano um número grande de coisas novas surgem no cenário de tecnologias, tendências de mercado, economia e política do país e do mundo.
Aqui no nosso país, a cada troca de comando no governo ajustes são feitos procurando consertar erros cometidos e (supostamente) garantir bons resultados para todos.
Deixando de lado a discussão política, o nosso desempenho, bem como o futuro da empresa, depende de nossa capacidade de nos adequarmos o mais rápido possível às mudanças. Assim, é importante identificar rapidamente como as variações nas taxas de juros, câmbio, PIB, regras de tributação e de financiamento impactam o nosso trabalho.
Com relação às tecnologias, as mudanças são mais rápidas ainda. Observe, no começo deste texto que eu usei a palavra “dispositivos” em vez de “computadores”, mas, dá quase na mesma porque, um celular, um tablet, um notebook são tipos diferentes de computadores.
Mesmo que o seu trabalho não esteja diretamente envolvido com tecnologia, sempre vale à penas conhecer as novidades porque isto pode alavancar seus negócios permitindo agilizar processos e de quebra, representar novas oportunidades.
Outro ponto a ser desenvolvido é adquirir conhecimentos de áreas diferentes no meio profissional. Considere isto: recentemente tive a experiência de passar por um treinamento de coaching e liderança e, há alguns meses atrás isto soaria para mim como um total desperdício de tempo e de dinheiro já que eu sou programador, correto? Hoje, com os novos rumos tomados pela empresa, isto não só foi importante como, vai ajudar a acelerar a adoção de novos processos que irão beneficiar a mim e a muito mais pessoas na empresa.
Assim, procure se informar na sua empresa quais são as áreas onde estão faltando pessoas para atuar, nas quais você poderia eventualmente ajudar, tente encontrar pelo menos uma que seja do seu interesse e vá em frente no processo de adquirir conhecimento para começar a atuar.
Revise o que você faz no seu trabalho, como está fazendo e se compensa continuar atuando do mesmo jeito. Existem processos e técnicas que permanecem durante muito tempo, mas, existem alguns que começam dando resultado no início e com o passar do tempo vão perdendo sua eficácia. Por isso é importante manter uma periodicidade de revisões, trabalhando melhorias ou até mesmo descarte.

Categoria comportamental

Há cerca de seiscentos anos todos tinham a certeza que o planeta era plano e o sol, os planetas e outras estrelas giravam ao seu redor. Há sessenta anos, todos sabiam que o homem nunca iria para a Lua. Há pouco mais de dez anos, celulares eram pesadões caros (ok, alguns ainda são muito caros) e mal serviam para fazerem ligações (se bem que, neste ponto ainda estão devendo).
Estes são exemplos de conceitos que caíram e certamente você poderia me dar muitos outros, mas, esteja atento ao que acontece à sua volta. Os ambientes nos quais trabalhamos estão em constante mudança, tornando-se cada vez mais dinâmicos, com pessoas dos mais diversos tipos que carregam uma bagagem de formação e experiências pessoais particulares. É necessário calibrar nossas respostas comportamentais a cada situação e em cada ambiente para facilitar relacionamentos, possibilitar o nosso crescimento e das pessoas que estão ao nosso lado e também. Isso permite que novas portas se abram e a inovação se instale.

Onde buscar as atualizações

As ideias que eu procurei expor dizem respeito a não concentrar-se apenas em fazer o seu trabalho da melhor forma, cumprindo prazos e metas, mas, ir além e antecipar-se, ser o próprio gestor da carreira independentemente de onde se esteja trabalhando.
Hoje há uma profusão de cursos, seminários, blogs e sites que oferecem muito material para aperfeiçoamento pessoal e atualização dos conhecimentos. Muitos blogs (como este onde você está lendo este texto agora), além de serem o ponto de partida para iniciar seus conhecimentos, normalmente possuem parceiros que trazem ofertas de cursos relacionados com os assuntos postados no blog.
Vá em frente, atualize-se, busque ideias novas. Do mesmo jeito que uma versão nova de um programa traz novos recursos e normalmente facilitará o trabalho dos seus usuários, uma versão nova de você mesmo certamente terá muito mais oportunidades e fará tudo melhor, mais rápido e com um alto grau de satisfação.

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!